METODOLOGIA DE ENSINO MEDIADA POR REDES SOCIAIS: UMA APLICAÇÃO DO CONTEXTO INTERACIONAL PARA ATIVIDADES PEDAGÓGICAS BASEADAS NO FACEBOOK

Autores

  • Lafayette Batista Melo

Resumo

Este artigo descreve uma metodologia de ensino baseada em serviços da rede social Facebook, para aulas presenciais de um curso tecnológico da área de computação. O objetivo foi criar estratégias para as atividades pedagógicas das disciplinas. Tomou-se como base conceitos de contexto interacional sobre configuração contextual, polifocalidade e acessibilidade interacional. A metodologia aborda duas atividades principais: 1) planejamento disciplinar em grupos do Facebook e 2) desenvolvimento das aulas com marcação textual no timeline do grupo (utilizando estratégias de interação próprias professor-aluno fundamentadas nas noções de configuração contextual, polifocalidade e acessibilidade interacional). Pôde-se observar através da aplicação de um questionário uma maior satisfação dos alunos comparada com o uso do Moodle - ambiente virtual com o qual eles haviam trabalhado anteriormente, resultados satisfatórios do uso de aplicativos disponíveis no Facebook especialmente para as atividades pedagógicas e novas perspectivas de interação envolvendo continuidade de trabalhos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lafayette Batista Melo

Downloads

Como Citar

MELO, Lafayette Batista. METODOLOGIA DE ENSINO MEDIADA POR REDES SOCIAIS: UMA APLICAÇÃO DO CONTEXTO INTERACIONAL PARA ATIVIDADES PEDAGÓGICAS BASEADAS NO FACEBOOK. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 13, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/689. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos