FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL

Autores

  • Helena Machado de Paula Albuquerque
  • Celia Maria Haas
  • Regina Magna Bonifácio Araujo

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados conclusivos da primeira etapa de uma investigação desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Gestão e Políticas Públicas. A pesquisa, com abordagem bibliográfica documental, qualitativa, compreendeu duas etapas: uma, de investigação documental, e outra, empírica, que teve como objetivo investigar o significado de ser pedagogo pelos concluintes do Curso de Pedagogia, após a mudança do projeto pedagógico para atendimento das novas diretrizes curriculares nacionais. Contou com o aporte teórico de Gimeno Sacristán, Albuquerque, Lima, Saviani e outros. Os dados evidenciam a importância e o compromisso das instituições investigadas com a formação inicial dos professores e os projetos pedagógicos apresentam semelhanças no aspecto legal e, ao mesmo tempo, diferenças e características próprias decorrentes das condições internas e locais de cada instituição.

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Biografia do Autor

Helena Machado de Paula Albuquerque

Celia Maria Haas

Regina Magna Bonifácio Araujo

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Como Citar

ALBUQUERQUE, Helena Machado de Paula; HAAS, Celia Maria; ARAUJO, Regina Magna Bonifácio. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 13, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/699. Acesso em: 29 mar. 2024.

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Seção

Artigos