CONSIDERAÇÕES ACERCA DA PRODUÇÃO DE COMENTÁRIOS NARRATIVOS NO BLOG PAPO DE AMIGA DA REVISTA CAPRICHO

Autores

  • Gislaine Gracia Magnabosco Centro Universitário Filadélfia.

Resumo

Este trabalho analisa como as adolescentes, diante de uma postagem que retrata temas familiares, produzem textos narrativos visando relatar uma vivência semelhante à da postagem. Pretendeu-se, assim, analisar se os comentários publicados no Blog Papo de Amiga, da Revista Capricho, são produções coerentes e quais estratégias linguísticas foram utilizadas para construir as narrativas: se ha predominância ou não do Internetês, se e quais elementos coesivos foram empregados e se retomam outros dizeres (intertextualidade e polifonia), entre outros. Por meio da análise realizada constatou-se que os relatos de experiência vivida são, realmente, textos dotados de sentido, uma vez que, não só atendem às determinações do contexto de interação, mas, igualmente, aos propósitos comunicativos das produtoras. Nesse sentido, defende-se a utilização do blog como uma ferramenta auxiliar e potencializadora para o ensino e aprendizagem da produção textual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislaine Gracia Magnabosco, Centro Universitário Filadélfia.

Mestre em Estudos Línguísticos pela Universidade Estadual de Maringá. Professora do Centro Universitário Filadélfia (UniFil – Londrina).

Downloads

Como Citar

MAGNABOSCO, Gislaine Gracia. CONSIDERAÇÕES ACERCA DA PRODUÇÃO DE COMENTÁRIOS NARRATIVOS NO BLOG PAPO DE AMIGA DA REVISTA CAPRICHO. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 14, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/789. Acesso em: 19 abr. 2024.