MISSIONÁRIAS EDUCADORAS EM SÃO PAULO: UMA INVISIBILIDADE HISTÓRICA (SÉCULOS XIX e XX)

Autores

  • Jane Soares de Almeida Universidade de Sorocaba
  • Vania Regina Boschetti Universidade de Sorocaba

Resumo

O artigo traz uma reflexão sobre religião, gênero e educação, procurando mostrar como as doutrinas religiosas foram defensoras e propagadoras dos papéis a serem desempenhados pelas mulheres. Dirigindo-se mais especificamente aos trabalhos educativos desenvolvidos pelas escolas protestantes em São Paulo, o texto aborda a relevância da atuação eclesiástica no período e, como as Igrejas, por meio das instituições escolares, atuou em defesa dos desvalidos, na implantação das ideias de paz e de justiça e, no avanço intelectual e moral da sociedade. Nesse aspecto, muitas das professoras além de personificarem os arquétipos femininos para o exercício do magistério, também defenderam a co-educação como premissa de ideais democráticos e igualitários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Soares de Almeida, Universidade de Sorocaba

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba. Coordenadora do Grupo de Estudos de História da Educação – GEHE.

Vania Regina Boschetti, Universidade de Sorocaba

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.  Professora titular de História da Educação do Curso de Pedagogia da Universidade de Sorocaba. Integrante do Grupo de Estudos de História da Educação – GEHE.

Downloads

Como Citar

DE ALMEIDA, Jane Soares; BOSCHETTI, Vania Regina. MISSIONÁRIAS EDUCADORAS EM SÃO PAULO: UMA INVISIBILIDADE HISTÓRICA (SÉCULOS XIX e XX). Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 14, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/798. Acesso em: 19 abr. 2024.