ENTRECRUZAMENTOS DE CULTURA E MEIO AMBIENTE NA AMAZÔNIA PARAENSE: AS AÇÕES EDUCATIVAS PRESENTES NA CONSTRUÇÃO DO CORTEJO DO CORDÃO DO GALLO EM CACHOEIRA DO ARARI (PA)

  • Joana Célia Coutinho Barreto
  • Marilena Loureiro da Silva
Palavras-chave: Culturais. Educação ambiental. Meio ambiente.

Resumo

Este artigo apresenta uma narração e discussão acerca do papel das práticas educativas inerentes ao processo de preparação de uma manifestação cultural chamada Arrastão do Cordão do Gallo, promovido pelo Instituto Arraial do Pavulagem em Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó. São apresentadas as ações socioeducativas ambientais, com ênfase na realização das oficinas de confecção e manutenção de instrumentos musicais utilizando material reutilizável e seus resultados. O presente artigo apresenta ainda parte dos resultados da pesquisa realizada para a dissertação de mestrado intitulada Cultura e Meio Ambiente: as ações socioeducativas do Instituto Arraial do Pavulagem, cujo objetivo geral foi descrever e discutir à luz dos princípios teóricos e metodológicos de educação ambiental como educação política, as ações socioeducativas, ambientais e culturais promovidas pelo IAPAV, as quais foram realizadas em Belém, em Ourém e em Cachoeira do Arari. No presente artigo, são apresentadas, apenas, as discussões referentes ao Cordão do Gallo, uma manifestação cultural realizada no município de Cachoeira do Arari.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
BARRETO, J.; SILVA, M. ENTRECRUZAMENTOS DE CULTURA E MEIO AMBIENTE NA AMAZÔNIA PARAENSE: AS AÇÕES EDUCATIVAS PRESENTES NA CONSTRUÇÃO DO CORTEJO DO CORDÃO DO GALLO EM CACHOEIRA DO ARARI (PA). REU - Revista de Estudos Universitários, v. 38, n. 2, p. p. 231-247, 11.
Seção
Artigos