FLUXOS IMAGÉTICOS TRANSNACIONAIS. A CIRCULAÇÃO DE FOTOGRAFIAS DA ÍNDIA NO BRASIL EM PROPAGANDAS TURÍSTICAS E RELATOS DE VIAGEM

  • Claudia Wanessa Rocha Poletto
  • Dolores Cristina Gomes Galindo
Palavras-chave: Índia. Propagandas turísticas. Indianidades. Narrativas de viagem.

Resumo

As relações entre o Brasil e a Índia são conhecidas há séculos ao mencionarmos as rotas mercantis em tempos coloniais. Este trabalho busca analisar imagens por meio de fotografias da Índia em propagandas turísticas e em narrativas de viagem que circulam no Brasil. Estas imagens remetem e repetem o discurso colonial em que a fixidez de estereótipos comercializa o país como um lugar suspenso na atemporalidade, repleto de exotismo e espiritualidade. Apropriadas pela indústria turística, disseminadas em práticas discursivas do cotidiano, as fotografias reverberam essencializações sobre o Outro oriental, e ao mesmo tempo, a propagação do movimento anticolonialista indiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
POLETTO, C.; GALINDO, D. FLUXOS IMAGÉTICOS TRANSNACIONAIS. A CIRCULAÇÃO DE FOTOGRAFIAS DA ÍNDIA NO BRASIL EM PROPAGANDAS TURÍSTICAS E RELATOS DE VIAGEM. REU - Revista de Estudos Universitários, v. 38, n. 2, p. p. 261-277, 11.
Seção
Artigos