Ética do discurso e a educação em crise: uma aproximação possível

  • Edi Carlos A. Marques
  • Lourenço Zancanaro
Palavras-chave: Ação pedagogica. Ética do discurso. Racionalidade ético-comunicativa. Racionalidade instrumental.

Resumo

O presente artigo visa apontar um novo direcionamento para as práxis educacionais
existentes nas sociedades modernas que atravessam uma crise sistêmica gerada pela racionalidade
instrumental, que coisifica as relações sociais no interior do mundo da vida e é proveniente do
paradigma da consciência, o qual supervaloriza a dimensão científica. Para isso, busca-se realizar a
aproximação entre a Ética do Discurso de Jürgen Habermas e o agir pedagógico dos sistemas
educacionais. Assim, em um primeiro momento, ocorre a construção e a elucidação da problemática.
Tal construção envolve o sistema educacional, representado como uma das dimensões
responsáveis pela promoção do desenvolvimento das personalidades dos seres humanos, e que, ao
ser afetado e submetido a uma racionalidade instrumental, condena a natureza humana a uma
espécie de violência estrutural, passando a disseminar um discurso desumanizador. Posteriormente,
acontece a desconstrução da problemática, por meio da aproximação entre a Ética do Discurso e o
agir pedagógico, expondo-se, inicialmente, a teoria habermasiana da Ética do Discurso e, em
seguida, voltando-se para a análise da possível ação escolar auxiliada pelo procedimento discursivo
proposto por Habermas. Finaliza-se com um breve exame das prováveis contribuições geradas pela
aplicação de toda essa teoria habermasiana no contexto escolar, com o objetivo de auxiliar as
sociedades a superarem a crise.

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Biografia do Autor

Edi Carlos A. Marques
Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Prof. do Núcleo Regional de Educação de Londrina.
Lourenço Zancanaro
Dr. em Educação pela Universidade Estadual de Londrino - Dpto. de Filosofia.
Como Citar
MARQUES, E. C. A.; ZANCANARO, L. Ética do discurso e a educação em crise: uma aproximação possível. Revista de Estudos Universitários - REU, v. 33, n. 2, p. p. 123-141, 11.
Seção
Artigos

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