TORPEDO: DISCURSOS SOBRE A LESBIANIDADE EM UM VÍDEO EDUCATIVO

Autores

  • Renata Silva Pamplona
  • Nilson Fernandes Dinis

Resumo

Este artigo objetiva realizar uma análise a respeito de como a lesbianidade é produzida em um audiovisual que compõe parte do material educativo kit anti-homofobia, proposto como ferramenta suscitadora de um debate contra práticas homofóbicas. Toma-se como corpus de análise o vídeo: Torpedo, que apresenta perspectivas da lesbianidade por meio da história de um início de namoro entre duas garotas que estudam na mesma escola. Faz-se como opção metodológica trabalhar com alguns conceitos da arqueogenealogia foucaultiana. A conclusão é de que o vídeo, embora disponha de estratégias discursivas que possibilitam discutir alguns aspectos da homossexualidade feminina, silencia outras diferentes possibilidades de performances lésbicas. Assim, esses silenciamentos necessitam ser desmantelados no sentido de possibilitar a desconstrução de olhares aprisionados nas dicotomias de gênero, sexo e sexualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

PAMPLONA, Renata Silva; DINIS, Nilson Fernandes. TORPEDO: DISCURSOS SOBRE A LESBIANIDADE EM UM VÍDEO EDUCATIVO. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 39, n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/1602. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos