As etnias indígenas no imaginário de estudantes do ensino regular: uma perspectiva na disciplina de História

Autores

  • Ana Paula Gilaverte
  • Flávio Caetano da Silva UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Resumo

O presente texto é fruto de pesquisa realizada no âmbito do mestrado na qual objetivamos compreender a percepção de alunos sobre a temática indígena afim de analisarmos as concepções que decorrem tanto das aulas de História quanto dos currículos que lhes dão fundamento. Os sujeitos da pesquisa foram alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em escola pública no município de Poços de Caldas, MG. A metodologia utilizada foi a História Oral com recorte para estudos do cotidiano e análise de fragmentos de discurso presentes em entrevistas. Encontramos percepções vinculadas a visões há muito ultrapassadas, denotando fortes preconceitos em relação aos povos indígenas e discutimos as formas enunciativas desses discursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Gilaverte

Mestra em Educação pelo PPGE-UFSCar e professora de História na Rede Oficial de Ensino do Estado de Minas Gerais.

Flávio Caetano da Silva, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Professor adjunto do Departamento de Educação da UFSCar-São Carlos, pesquisas nas áreas de Política e Gestão da Educação, Subjetividade e Discurso.

Downloads

Publicado

28-12-2015

Como Citar

GILAVERTE, Ana Paula; SILVA, Flávio Caetano da. As etnias indígenas no imaginário de estudantes do ensino regular: uma perspectiva na disciplina de História. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 41, n. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/2303. Acesso em: 29 mar. 2024.