Cultura, práticas alimentares e comunicação: a comida como dimensão comunicativa

Autores

  • João Eudes Portela de Sousa
  • Antonia Nilene Portela de Sousa

Resumo

A culinária é uma prática cultural cotidiana, que enseja múltiplos significados e valores. Este artigo tem, o objetivo de discutir a comida como meio de comunicação e mediação de pessoas com o meio, nas práticas e reforços de identidade enquanto resistência a partir do caso caça as tanajuras, entendido não só como um patrimônio cultural imaterial dessa região, mas também como dimensão comunicativa. Essas práticas, que revelam e traduzem os traços identitários na região Norte do Estado do Ceará se dá na medida em que alimentos e pratos são constituídos a partir de ingredientes e hábitos de uma determinada localidade, envolvendo um arcabouço cultural relativo à comunidade onde o grupo está inserido. Nesta pesquisa, se fez necessário um estudo etnográfico de cunho qualitativo de forma a entender como esta prática se apresenta no olhar de atores que convivem neste espaço geográfico. O que se deve perceber é que desde a caça, até chegar à mesa desses sujeitos, essas atividades traduzem as ações que se constroem em sociedade através de mediações simbólicas dentro de uma linguagem a partir do habitus e estilo de vida do povo ibiapabano.

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Publicado

28-12-2015

Como Citar

SOUSA, João Eudes Portela de; SOUSA, Antonia Nilene Portela de. Cultura, práticas alimentares e comunicação: a comida como dimensão comunicativa. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 41, n. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/2428. Acesso em: 18 abr. 2024.