Questionando a (in)disciplina escolar na tensão modernidade/pós-modernidade

Autores

  • Maria Lúcia de Amorim Soares

Resumo

Este artigo questiona a (in) disciplina escolar num momento de transição paradigmática. Utilizando as sete dimensões-chave da pós-modernidade propostas por Hargreaves, busca situar as insubordinações, os confrontos com os professores e as relações e episódios de violência na escola (rótulo novo para a indisciplina /incivilidade) que deixam entrever uma das principais incertezas das sociedades contemporâneas: a função integradora em nível social que a escola deve cumprir e sua capacidade para socializar os jovens no marco de valores dialógicos e democráticos.

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Publicado

11-11-2016

Como Citar

SOARES, Maria Lúcia de Amorim. Questionando a (in)disciplina escolar na tensão modernidade/pós-modernidade. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 27, n. 2, 2016. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/2725. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos