CONSTRUINDO O CONCEITO DE FUNÇÃO POR MEIO DA MODELAÇÃO MATEMÁTICA

  • Rogério Fernando Pires
  • Sandra Maria Pinto Magina
Palavras-chave: Função afim. Modelagem matemática. Resolução de problemas. Intervenção de ensino.

Resumo

O presente trabalho investigou as reais possibilidades de se introduzir o conceito de função afim no 7º ano do Ensino Fundamental, por meio da resolução de problemas, tendo como suporte teórico os princípios da modelagem matemática de acordo com Bassanezi (2006) e a ideia de modelação matemática defendida por Biembengut e Hein (2007). O estudo foi realizado com 53 estudantes de uma escola pública localizada no interior do estado de São Paulo, distribuídos em dois grupos: Grupo Experimental – GE – (29 alunos que passaram por uma intervenção de ensino construída no paradigma da modelação matemática) e Grupo Controle – GC – (24 alunos que não receberam instruções sobre o conteúdo). Os resultados indicaram que o desempenho do GE foi estatisticamente superior ao GC, mostrando ser perfeitamente possível a introdução da função afim nesse ano escolar, por meio da resolução de problemas, seguindo os princípios da modelagem matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-12-15
Como Citar
PIRES, R.; MAGINA, S. CONSTRUINDO O CONCEITO DE FUNÇÃO POR MEIO DA MODELAÇÃO MATEMÁTICA. REU - Revista de Estudos Universitários, v. 36, n. 2, 15 dez. 2010.