BIODIVERSIDADE INFRAESTRUTURA UNIVERSITÁRIA E BUROCRACIA: OS DESAFIOS DA PESQUISA BIOPROSPECTIVA VISANDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO DA AMAZÔNIA LEGAL

Autores

  • Leonardo de Azevedo Calderon
  • Luiz Hildebrando Pereira da Silva
  • Rodrigo Guerino Stábeli

Resumo

A biodiversidade amazônica é uma vasta fonte de novas entidades químicas (NEQs) potencialmente úteis para o desenvolvimento de novos fármacos (NFs) que podem ser utilizadas em um modelo de desenvolvimento ambiental e economicamente sustentável. Os processos de desenvolvimento de NFs geralmente são iniciados nas universidades, onde estão disponíveis grupos acadêmicos de pesquisa sem associação com a indústria, esta última responsável pelos processos finais do desenvolvimento de um NF. No entanto, para que sejam desenvolvidos NFs a partir da biodiversidade amazônica, muitos desafios devem ser enfrentados, um desses problemas é a estrutura das universidades públicas situadas na região, sendo que muitas não oferecem cursos de bacharelado em áreas correlacionadas à pesquisa em NEQs e NFs, essenciais para a formação dos profissionais necessários para as diferentes etapas do processo. Essa deficiência, agregada à excessiva regulamentação para o acesso ao patrimônio genético, constitui importante entrave para o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica nessa importante região do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-12-2010

Como Citar

CALDERON, Leonardo de Azevedo; SILVA, Luiz Hildebrando Pereira da; STÁBELI, Rodrigo Guerino. BIODIVERSIDADE INFRAESTRUTURA UNIVERSITÁRIA E BUROCRACIA: OS DESAFIOS DA PESQUISA BIOPROSPECTIVA VISANDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO DA AMAZÔNIA LEGAL. Revista de Estudos Universitários - REU, Sorocaba, SP, v. 36, n. 3, 2010. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/reu/article/view/498. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos