O MOVIMENTO PELA "OBRA" E OS MORADORES EM MOVIMENTO: PEDAGOGIA COTIDIANA NO MORRO DA PEDRA - JARAGUÁ DO SUL (SC): 1997-2003

Autores

  • Ancelmo Schörner

Resumo

Este artigo trata do M(m)ovimento dos moradores de uma comunidade de Jaraguá do Sul, o Morro da Pedra, no contexto de sua organização e ação durante o período de movimento pela realização da .obra., isto é, o calçamento da única rua do morro, durante 1997/2003. As pessoas, ao participarem de uma práxis cotidiana acabam inseridas num processo de educação informal que contribui para a elaboração-reelaboração das culturas populares e a formação para a cidadania. Ele busca compreender e re-instituir a urdidura de relações interculturais em processos educativos que se desenvolvem em, com e a partir de movimentos sociais e comunidades de periferia. Ele nos coloca duas questões: 1) através de que relações e discursos foram produzidas essas subalternizações sobre o Morro da Pedra?; 2) quais as possibilidades . e entrelugares . de desconstrução dessas subalternidades?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

SCHÖRNER, A. O MOVIMENTO PELA "OBRA" E OS MORADORES EM MOVIMENTO: PEDAGOGIA COTIDIANA NO MORRO DA PEDRA - JARAGUÁ DO SUL (SC): 1997-2003. Revista de Estudos Universitários - REU, v. 33, n. 1, 11.

Edição

Seção

Artigos