EDUCAÇÃO E CIDADANIA: DESAFIOS PARA A UNIVERSIDADE NA CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS COM AS COMUNIDADES POPULARES

  • Nair Iracema Silveira dos Santos
  • Gislei Domingas Romanzini Lazzarotto
Palavras-chave: Universidade. Comunidades populares. Diálogo. Práticas educacionais.

Resumo

O artigo aborda os desa! os da universidade na construção de diálogos com as comunidades populares, tomando para análise a experiência das autoras no Programa Conexões de Saberes na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). As questões aqui debatidas foram construídas a partir das tensões na relação com estudantes que integram o programa, desenvolvendo ações de extensão e pesquisa. Considera-se na análise o conceito operador de dispositivo, tal como o formula Gilles Deleuze (1996) ao examinar a obra de Foucault. O programa é analisado como uma estratégia de exercício do poder que gera novos contornos para as práticas educacionais na Universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
SANTOS, N.; LAZZAROTTO, G. EDUCAÇÃO E CIDADANIA: DESAFIOS PARA A UNIVERSIDADE NA CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS COM AS COMUNIDADES POPULARES. REU - Revista de Estudos Universitários, v. 33, n. 1, p. p. 77-88, 11.
Seção
Artigos