Comunicação e consumo no varejo eletrônico contemporâneo

Autores

  • Osmar Renato de Barros Siqueira

Resumo

Este projeto de pesquisa trata das relações entre a cultura emergente nos espaços digitais e o varejo eletrônico, a fim de propor uma reflexão crítico-conceitual. O presente estudo visa a estimular um pensar sobre processos de transformação na forma de consumo de bens e serviços que a sociedade contemporânea atravessa. O eixo da pesquisa pretende
identificar alguns pontos que caracterizam e diferenciam o consumo em lojas virtuais do consumo em lojas físicas. Atualmente, a comunicação entre usuários-interatores e o comércio eletrônico ocorre a partir das mais variadas páginas na internet, como exemplo, pode-se citar os websites de compra coletiva, de leilão, serviços de comparação de preço e das redes sociais on-line. Os presentes apontamentos consideram aspectos socioeconômicos causados pelo consumo on-line, sobretudo no país. O percurso metodológico, aqui, caracteriza-se pelo desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa (exploratório-experimental) acerca de objetos e respectivos contextos de consumo – abordados no âmbito da comunicação. E o embasamento teórico se faz com estudos contemporâneos, os quais contextualizam noções de atualização e
inovação que aproximam os estudos culturais e as tecnologias emergentes. Observa-se uma tendência de crescimento do número de lojas virtuais e de usuário-interator ávido por melhores preços, comodidade, acesso à descrição detalhada de mercadorias e serviços de
entrega em aprimoramento.

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Publicado

2013-12-20

Como Citar

Siqueira, O. R. de B. (2013). Comunicação e consumo no varejo eletrônico contemporâneo. Tríade: Revista De Comunicação, Cultura E Mídia, 1(2). Recuperado de http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/triade/article/view/1781

Edição

Seção

DISSERTAÇÕES