Mapas: metáforas para a compreensão dos fenômenos comunicacionais e midiáticos

Autores

  • Joseph D. Straubhaar Universidade de Sorocaba

Resumo

O professor Joseph D. Straubhaar tem um relacionamento sólido com a comunidade acadêmica brasileira. Professor de Comunicações do Departamento de Rádio-TV-Cinema do Amon G. Carter Centennial, da Universidade do Texas em Austin, ele veio pela primeira vez para o Brasil na década de 1970. Na época, trabalhando para a embaixada dos EUA localizada no Rio de Janeiro. Era o início de uma longa e frutífera relação. Depois de deixar o serviço diplomático, ele iniciou uma carreira de sucesso no ensino na área de comunicação, sendo Diretor do Centro de Estudos Brasileiros dentro do Instituto Longo Lozano de Estudos da América Latina no período 2003-2006.

Seus interesses de ensino e pesquisa são amplos, como sua experiência intercultural, mas concentram-se em mídia global e teoria cultural. Tanto que seu mais recente curso na Universidade do Texas em Austin foi sobre mídia e migração. Mas você pode discutir outros assuntos com ele, como a mídia digital, a exclusão digital nos EUA e outros países, produção televisiva ou culinária brasileira, e você o verá envolver-se em animada conversa, sempre atualizada e pródiga em bons argumentos. Ultimamente o docente está de volta à pesquisa empírica, de campo, manifestando entusiasmo pelo método de história de vida familiar ao mergulhar em três gerações de uma mesma família para decifrar como elas recebem os conteúdos televisivos.

Seu novo livro, Television In Latin America, escrito em coautoria com o australiano John Sinclair, foi recentemente lançado pela BFI/Routledge. Editou também The Persistence of Inequity in the Technopolis: Race, Class and the Digital Divide in Austin, Texas em 2011 pela University of Texas Press. É conhecido por seu livro World Television from Global to Local, publicado pela Sage em 2007 e no momento, sendo traduzido para o português pela Editora Unesp. E a 8ª edição revisada de seu livro com Bob LaRose, Midia Now, acaba de ser publicada pela Wadsworth. No Brasil, esta obra foi lançada em 2004 pela Thompson como Comunicação, Mídia e Tecnologia. Também em português, lançou em 2005, com Othon Jambeiro, Políticas de informação e comunicação, jornalismo e inclusão digital: o local e o global em Austin e Salvador, pela UFBA (Universidade Federal da Bahia).

Nesta entrevista, o professor Straubhaar compartilha sua visão sobre a interface entre dois campos do conhecimento: a Comunicação e Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

STRAUBHAAR, Joseph D. Mapas: metáforas para a compreensão dos fenômenos comunicacionais e midiáticos. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 2, n. 3, 2014. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/1931. Acesso em: 29 mar. 2024.