O que esperar do uso da narrativa transmídia

um estudo da tragédia no voo da Chapecoense no Jornal Nacional

  • Rogério Eduardo Rodrigues Bazi Puc-Campinas
Palavras-chave: Narrativas transmídias, Convergência, Jornalismo, Jornal Nacional, Chapecoense

Resumo

Observa-se principalmente na última década um avanço exponencial do uso das tecnologias no ambiente diário do jornalismo e, por consequência, a utilização da materialidade da convergência midiática entre os meios. Tal prática comunicativa admite a coexistência de múltiplos sistemas de mídia, onde o conteúdo é transmitido fluidamente, seja por meio de passagens convergentes multimidiáticas ou transmidiáticas. Logo, estudos são necessários para entender as formas, os modos e as aplicações possíveis dessas passagens para o jornalismo e audiência. Assim, pretende-se com o artigo apresentar e entender se o Jornal Nacional, noticiário de maior audiência no Brasil, exibido pela Rede Globo, utiliza e aplica o conceito de narrativas transmídias, durante a cobertura do trágico acidente na Colômbia que comoveu o mundo, no dia 28 de novembro de 2016 (hora local), com o time de futebol da Chapecoense, quando a agremiação esportiva se dirigia para a disputa final de uma competição internacional. A pesquisa utilizar-se-á da análise descritiva das reportagens do noticiário, da revisão bibliográfica e da observação direta do escopo do trabalho, a fim de compreender a dinâmica que fora estabelecida pelo Jornal Nacional. Pretende-se fornecer um olhar crítico para a pesquisa, identificando as possíveis variáveis no significado das narrativas durante a realização da cobertura jornalística.

Biografia do Autor

Rogério Eduardo Rodrigues Bazi, Puc-Campinas

Doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo, Docente do Programa de Mestrado em Linguagens, Mídia e Arte e da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas.

Referências

ALZAMORA, Geane; TÁRCIA, Lorena. Convergência e transmídia: galáxias semânticas e narrativas emergentes em jornalismo. Brazilian Journalism Research, Brasília, v. 8, n. 1, p. 22-35, 2012.
BAZI, Rogério Eduardo Rodrigues. Apontamentos sobre narrativas transmídias no portal folha.uol. In: PORTO-RENÓ, Denis et al. Narrativas imagéticas, diversidade e tecnologias digitais. Rosario: UNR Editora, 2016.
GOMES, Jeff. Pergunta: Esse modelo de narrativa transmídia stortelling pode ser aplicado ao jornalismo? Você conhece algum caso? [S.I.]: Tá Rolando, 2010. Disponível em: < http://redeglobo.globo.com/platb/tarolando/2010/02/05/pergunta-pergunta-esse-modelo-de-narrativa-transmidia-storytelling-pode-ser-aplicado-ao-jornalismo-voce-conhece-algum-caso/>. Acesso em: 9 de outubro de 2016.
GONÇALVES, Elizabeth Moraes. Da narratividade a narrativa transmídia: a evolução do processo comunicacional. In: CAMPALANS, Carolina; RENO, Denis; GOSCIOLA, Vicente (Org.). Narrativas transmedia: entre teorias y praticas. Bogotá: Editorial Universidad del Rosario, 2012. p. 15-25.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
JENKINS, Henry. Transmedia 202: further reflections. Confessions of an Aca-Fan, Los Angeles, v. 1, 2011. Disponível em: . Acesso em: 9 de outubro de 2016.
MASSAROLO, João Carlos. Jornalismo Transmídia: a notícia na cultura participativa. REBEJ, Brasília, v 5, n. 17, p. 135-158, jul./dez. 2015.
MASSAROLO, João Carlos; MESQUITA, Dario. Reflexões teóricas e metodológicas sobre as narrativas transmídia. Lumina, Juiz de Fora, v. 8, n. 1, p. 1-19, jun. 2014.
PASE, André Fagundes; NUNES, Ana Cecília B.; FONTOURA, Marcelo Crispim da. Um tema e muitos caminhos: a comunicação transmidiática no jornalismo. Brazilian Journalism Research, Brasília, v. 8, n. 1, p. 65-80, 2012.
PERNISA JÚNIOR, Carlos. Jornalismo Transmidiático ou Multimídia? INTERIN, Curitiba, v. 10, n. 2, p. 1-10, jul./dez. 2010.
PORTO, Denis. FLORES, Jesús. Periodismo transmedia. Madrid: Editorial Fraga, 2012.
PORTO-RENÓ, Denis et al. Narrativas transmedia: diversidad social, discursiva y comunicacional. Palabra Clave, Chía, v. 14, n. 2, p. 201-215, 2011.
SCOLARI. Carlos. Transmedia Storytelling: Implicit Consumers, Narrative Worlds, and Branding in Contemporary Media Production. Internacional Journal of Communication, Los Angeles, v. 3, p. 586-606, 2009.
Publicado
2017-12-11
Seção
ARTIGOS - Outras Perspectivas