O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

O Uniso Ciência, projeto de divulgação científica da Universidade de Sorocaba, possui duas frentes de publicação: um tabloide impresso, de periodicidade trimestral, encartado no Jornal Cruzeiro do Sul; e o blog Uniso Ciência, disponível na home do jornal, que divulga o conteúdo da versão impressa e outras notícias relacionadas à produção científica da Universidade.

 

Versão impressa

Os textos são produzidos por jornalistas especializados em divulgação científica, a partir de dissertações e teses concluídas recomendadas pelos quatro Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade. Os programas submetem os resumos das pesquisas, para avaliação cega do Comitê Editorial do Uniso Ciência. O comitê, formado por cinco professores, é responsável pela pontuação e ranqueamento dos temas, processo que, ao final, resultará na classificação dos temas para publicação. Baseados na classificação do comitê, os jornalistas produzem as reportagens e as submetem ao crivo técnico dos autores.

 

São considerados como critérios de avaliação, pelo Comitê Editorial:

  1. Proximidade (geográfica e sociocultural);
  2. Relevância (impacto da notícia sobre as pessoas);
  3. Aplicabilidade (orientação e satisfação da necessidade de conhecimentos das pessoas em seu dia a dia);
  4. Atualidade (sentido de novidade ou curiosidade);
  5. Progresso (desenvolvimento propiciado por descobertas científicas e tecnológicas).

 

Versão online

O blog Uniso Ciência disponibiliza a versão completa de cada edição e também publica os textos separadamente. As atualizações são periódicas, realizadas pela área de Jornalismo da Assessoria de Comunicação Social (Assecoms) da Uniso.

Além do conteúdo impresso do tabloide, são divulgadas notícias sobre eventos, projetos, cursos e iniciativas afins promovidas pela Universidade. São priorizadas notícias informativas e de serviço que representem a diversidade, o impacto e a inserção da produção científica da Uniso no cenário regional, nacional e internacional.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.