Concepções de trabalho pedagógico e valorização do profissional da educação no Curso Normal Gaúcho:

o Caso do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac - Santa Maria/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n2p539-557

Resumo

O presente trabalho sistematiza estudos que objetivaram recuperar a história do Curso Normal no Rio Grande do Sul, especificamente em Santa Maria, no Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, relacionando-a às políticas públicas implantadas neste Curso, para conhecer concepções de trabalho pedagógico, mudanças no Curso Normal e indícios da valorização do profissional da educação no século passado, mais especificamente de 1950 a 1970. Para realizar a pesquisa, houve inserção dos pesquisadores no referido Instituto, localizado em Santa Maria, criado em 1901, que possui um rico acervo histórico. Tratou-se então de um estudo, cuja principal técnica de produção de dados foi a análise documental. Uma vez selecionados e produzidos os dados, passou-se à aplicação de Análise de Conteúdo, o que possibilitou a sistematização ora apresentada. O principal material analisado foram recortes de jornais, fotos de antigas normalistas e livros produzidos na escola. Ao acabar o texto notamos que surgiram mais perguntas do que esclarecimentos, mas isso é apenas um impulso para continuarmos pesquisando e, com isso, considerando de extrema relevância compreendermos como foi se constituindo o trabalho pedagógico nos Cursos Normais/Magistério no Rio Grande do Sul ao longo do tempo, a partir de 1900, e para, assim, hoje, junto com os professores, nas escolas, transformar o pedagógico, visando a produzir aula, e, nela, produzir conhecimento, de modo mais coerente com as demandas de nosso tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria. 

Josiane Lara Fagundes, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

 Graduada em Direito e em Educação Física. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria.

Vicente Cabrera Calheiros, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduado em Educação Física, Mestre em Educação Física, Doutorando em Educação.

Luiza da Silva Braido, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria. Pós-graduanda do curso de Especialização em Gestão Educacional (CEGE/UFSM).                      

Publicado

30-08-2019

Como Citar

FERREIRA, Liliana Soares; FAGUNDES, Josiane Lara; CALHEIROS, Vicente Cabrera; BRAIDO, Luiza da Silva. Concepções de trabalho pedagógico e valorização do profissional da educação no Curso Normal Gaúcho:: o Caso do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac - Santa Maria/RS. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, 2019. DOI: 10.22483/2177-5796.2019v21n2p539-557. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3224. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática - Gestão Educacional