Educação de pessoas surdas

a formação dos/as educadores/as em foco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n3p921-943

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar os impactos de um processo de formação continuada de educadores/as, com foco na educação de pessoas surdas, nas práticas educativas de uma escola pública de João Pessoa-PB. Os procedimentos adotados foram: a formação de um grupo de estudo com o público-alvo (educadores/as), realizado quinzenalmente, intercalando aulas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e debates sobre a educação de pessoas surdas; e a observação de práticas educativas, que serviram de parâmetro para confrontar os conhecimentos adquiridos nos momentos formativos. Realizamos 18 (dezoito) encontros, dos quais participaram nove educadores/as, entre professores/as titulares e tutores, professora de AEE, instrutor de Libras, intérprete e especialista. Os dados mostraram que, embora as questões relativas à educação de pessoas surdas envolvam aspectos mais amplos, as discussões realizadas nos momentos formativos tiveram alguns impactos na atuação dos/as profissionais que deles participaram, contribuindo para a construção de uma educação mais inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Dorziat, Universidade Federal da Paraíba / Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/SP), com pós-doutorado pela Universidade de Lisboa (UL/Portugal). Foi professora Titular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde está, atualmente, como Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPB). Atua também como Professora Visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG). Desenvolve atividades de ensino e pesquisa, com ênfase nos temas: Inclusão e Estudos Surdos.

Edleide Silva do Nascimento, Prefeitura Municipal de João Pessoa / Universidade Federal da Paraíba

Pedagoga pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Prefeitura Municipal de João Pessoa-PB. Interesse de pesquisa: Educação de Surdos, Libras e Educação Especial.

Lucas Romário, Universidade Federal da Paraíba / Universidade Federal do Cariri

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB). Especialista em Educação em Direitos Humanos (UFPB) e em Língua Brasileira de Sinais pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduado em Pedagogia (UFPB) com aprofundamento em Educação Especial. Graduado em Serviço Social (Anhanguera-Uniderp). Professor Assistente da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Campus Juazeiro do Norte. Tem interesse de pesquisa nos seguintes temas: Estudos Culturais, Estudos Surdos com foco na Pedagogia Surda, Inclusão, Currículo e Gênero.

Publicado

10-12-2019

Como Citar

DORZIAT, Ana; NASCIMENTO, Edleide Silva do; ROMÁRIO, Lucas. Educação de pessoas surdas: a formação dos/as educadores/as em foco. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 21, n. 3, 2019. DOI: 10.22483/2177-5796.2019v21n3p921-943. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3519. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda