Crianças e natureza

um estudo sobre representações de infância contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n3p791-806

Resumo

O artigo tem como objetivo principal problematizar as representações infantis, vinculadas ao que nomeamos de infância verde, postas em circulação a partir de publicações do site Catraquinha que é endereçado a pais, mães, responsáveis e educadoras/es. Para empreender as análises foram selecionadas 91 matérias publicadas entre junho e dezembro de 2016, cujos títulos continham as palavras infância(s) e ou criança(s). A partir do campo teórico dos Estudos Culturais em Educação, de viés pós-estruturalista, as análises centraram-se na discussão a respeito do forte apelo em estabelecer relação entre crianças e natureza, com o intuito de produzir sujeitos consumidores de uma ideia “verde”:  como o uso de tecnologias sustentáveis, produtos orgânicos e uma vida saudável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina da Silva Severo, Universidade Luterana do Brasil

Mestra em Educação (bolsista CAPES) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Estudos Culturais) da Universidade Luterana do Brasil (PPGEDU/ULBRA) na linha de "Infância, Juventude e Espaços Educativos", Especialista em Coordenação Pedagógica: construção coletiva entre Supervisão Escolar e Orientação Educacional e Licenciada em Pedagogia (Licenciatura Plena), ambas pela Universidade Luterana do Brasil. Possui os níveis I, II e III em LIBRAS pelo Instituto de Pesquisa em Acessibilidade da ULBRA. Atualmente, é professora da Rede Municipal de Educação da cidade de São Leopoldo atuando com turmas de Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil.

Bianca Salazar Guizzo, Universidade Luterana do Brasil

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É graduada em Pedagogia pela mesma universidade. Em 2009/2010, realizou doutorado sanduíche, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona (UB), sob supervisão de Fernando Hernández. Em 2017/2018, realizou estágio de pós-doutorado no Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Bolonha, sob supervisão de Lucia Balduzzi. É pesquisadora e professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (PPGEDU/ULBRA).

Publicado

09-12-2019

Como Citar

SEVERO, Carolina da Silva; GUIZZO, Bianca Salazar. Crianças e natureza: um estudo sobre representações de infância contemporânea. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 21, n. 3, 2019. DOI: 10.22483/2177-5796.2019v21n3p791-806. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3559. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Formação Humana e Educação: perspectivas contemporâneas