Efeitos de imbricação em discursos da/na mídia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2021v9n22p47-63

Resumo

Este artigo se volta a reflexões teórico-analíticas acerca de práticas discursivo-midiáticas na conjuntura sócio-histórica brasileira, tomando como foco os discursos jornalístico e publicitário em seus processos de imbricação. Da perspectiva teórico-metodológica da análise de discurso de base materialista, busca-se refletir acerca do modo como acontecimentos jornalísticos em circulação na mídia passam a ser apropriados pelo discurso publicitário e, também, como o discurso publicitário produz efeitos nas práticas jornalísticas atuais. Como corpus de análise, foram mobilizadas práticas discursivo-midiáticas em torno da pandemia de COVID-19 no Brasil, materializadas em propagandas, informes publicitários e na chamada publicidade nativa. Os gestos de análise apontam para uma relação de proximidade entre as práticas discursivas jornalísticas e publicitárias na atualidade, o que não é sem consequências para a manutenção da mídia tradicional como instância de poder.

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Publicado

08-02-2022

Como Citar

SILVA, Silmara Dela. Efeitos de imbricação em discursos da/na mídia. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 9, n. 22, p. 47–63, 2022. DOI: 10.22484/2318-5694.2021v9n22p47-63. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/4902. Acesso em: 29 mar. 2024.