Diagnóstico rápido participativo como método de pesquisa em educação
Resumo
A pesquisa em educação dialoga com a epistemologia, a história da universidade pública e da democracia no Brasil, onde observamos a iminência dos métodos e técnicas qualitativas e quantitativas, os chamados métodos mistos. No entanto, as formações nos cursos de graduação não compreendem tal multiplicidade, cabendo a pesquisadores e grupos de pesquisa buscarem e divulgarem tais métodos e abordagens. Baseados nesta compreensão, propomos a utilização do Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) como método misto para pesquisa educacional, este utiliza de vários métodos para apreensão da realidade local, através da mediação entre pesquisadores e participantes, em um processo ativo e reflexivo quanto a realidade. Nosso objetivo é compreender como o DRP pode ser utilizado para o diagnóstico na pesquisa em educação; ademais, desejamos descrever as etapas de construção e as possíveis ferramentas utilizadas no DRP em educação e discutimos como o DRP pode corresponder aos limites e possibilidades da pesquisa educacional. Assim, utilizamos pesquisa bibliográfica e análise narrativa visando compreender como surge a necessidade de utilização de métodos mistos e como o DRP pode contribuir. O DRP é uma metodologia flexível, auxiliando o contorno de possíveis problemas na pesquisa; possibilita triangulação de dados, contribuindo para aumentar a confiabilidade dos resultados; facilita a utilização de métodos mistos para a aquisição e interpretação dos dados através da reflexão participativa sobre possíveis ações que resultem na resolução dos problemas encontrados durante o processo da pesquisa e tem, tanto no processo, como no resultado esperado, uma forte contribuição social aos participantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.