Investigação e Análise da Evasão e Seus Fatores Motivacionais no Ensino Superior

um estudo de caso na Universidade do Estado de Mato Grosso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-40772021000100007

Palavras-chave:

Evasão, Gestão da permanência, Políticas educacionais

Resumo

O presente estudo realiza uma avaliação diagnóstica do fenômeno da evasão no ensino superior, utilizando como estudo de caso uma instituição de ensino superior pública. Para tanto, é realizado um levantamento dos dados da evasão por um período de 5 anos, e paralelamente uma investigação junto aos alunos evadidos sobre os motivos que os levaram a evadir-se do curso em que estavam matriculados. Para explicitar os possíveis padrões e tendências existentes, são confrontados os dados de abandono dos cursos com os fatores (causas) influentes da evasão. Os resultados demonstram que tanto o fenômeno da evasão, quanto os motivos causadores do problema, variam de acordo com a área do conhecimento dos cursos, inferindo que há perfis que reagem de forma diferente aos problemas do meio acadêmico. É identificado ainda, que há diferenças no impacto de abandonos causados por cada fator motivador da evasão.

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Publicado

19-04-2021

Como Citar

GARCIA, Léo Manoel Lopes da Silva; LARA, Daiany Francisca; ANTUNES, Franciano. Investigação e Análise da Evasão e Seus Fatores Motivacionais no Ensino Superior: um estudo de caso na Universidade do Estado de Mato Grosso. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 26, n. 1, 2021. DOI: 10.1590/S1414-40772021000100007. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4653. Acesso em: 23 jun. 2024.

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