Currículo e Criatividade na Educação Superior

Autores

Palavras-chave:

Educação superior, Criatividade, Currículo

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação qualitativa teórica sobre currículo e criatividade na educação superior. A expressiva expansão desse nível de ensino, em diversos países industrializados, originou uma ampla agenda de pesquisas sobre a formação universitária, que englobam diversas questões a indagar, tais como sobre a educação para a criatividade. É nesse contexto que situamos esta investigação, que tem por objetivo analisar um conjunto de princípios para orientar o currículo, tendo em perspectiva sustentar o desenvolvimento da criatividade dos estudantes em cursos de graduação. Nas seções de fundamentação teórica do texto, são exploradas questões sobre criatividade e currículo, bem como o pensamento de teóricos destacados na literatura educacional internacional sobre tais temas. Na parte principal do artigo são apresentados e analisados três princípios teóricos gerais para orientar a elaboração de currículos da graduação, na perspectiva da educação para a criatividade. Eles foram sintetizados de um conjunto recente de investigações teóricas sobre currículo e criatividade na educação superior, com o auxílio de um método de análise qualitativa temática aplicada a um conjunto recente de investigações teóricas sobre currículo e criatividade na educação superior. Os princípios elaborados referem-se tornar o currículo aberto, líquido e inspirado em transdisciplinaridade. Segundo as análises teóricas do artigo, tais proposições trariam mudanças no alcance dos currículos da graduação, na sustentação do desenvolvimento da criatividade dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACKOUREY, A. The open curriculum: flexibility for better learning. New Directions for Community Colleges, San Francisco, n. 5, p. 1-6, Spring 1974.

ALENCAR, E. S.; FLEITH, D. S.; PEREIRA, N. Creativity in higher education: challenges and facilitating factors. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 25, n. 2, p. 553-561, 2017.

ALENCAR, E. S.; FLEITH, D. S. Criatividade na educação superior: fatores inibidores. Avaliação, Campinas, v. 15, n. 2, p. 201-206, 2010.

APPLE, M. Conhecimento oficial. Petrópolis: Vozes, 1997.

BARAK, M.; DOPPELT, Y. Using portfolios to enhance creative thinking. Journal of Technology Studies, Blacksburg, v. 26, n. 2, p. 16-25, 2000.

BARNETT, R.; COATES, K. Engaging the curriculum in higher education. Berkshire: Open University Press, 2005.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BERECZKI, E. Mapping creativity in the Hungarian National Core Curriculum. The Curriculum Journal, London, v. 27, n. 3, p. 330-367, 2016.

BOVILL, C.; BULLEY, C.; MORSS, K. Engaging and empowering first-year students through curriculum design. Teaching in Higher Education, London, v. 16, n. 2, p. 197-209, 2011.

BRASIL. Referencial para as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação. Brasília: MEC, 2003.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018b.

BURKSAITIENE, N. How can university learning environment contribute to students’ creativity? Creativity Studies, London, v. 11, n. 1, p. 162–171, 2018.

COLL, C. Psicologia y curriculum. Barcelona: Paidós. 1991.

DONNELLY, R. Fostering of creativity within an imaginative curriculum in higher education. The Curriculum Journal, London, v. 15, n. 2, p. 155-166, 2004.

DOYLE, L. Synthesis through meta-ethnography: paradoxes, enhancements, and possibilities. Qualitative Research, London, v. 3, n. 3, p. 321-344, 2003.

EISNER, E. Children's creativity in art: a study of types. American Educational Research Journal, Washington, v. 2, n. 3, p. 125-136, May 1965.

EISNER, E. Cognition and curriculum: a basis for deciding what to teach. New York: Longmans, 1982.

EISNER, E. The art of educational evaluation. London: Falmer Press, 1985.

EISNER, E. The role of the arts in cognition and curriculum. Journal of Art & Design Education, Hoboken, v. 5, n. 1-2, p. 57-67, 1986.

EISNER, E. Cognition and curriculum reconsidered. 2. ed. New York: Teachers College Press, 1994.

EISNER, E. The educational imagination: on the design and evaluation of school programs. 3. ed. New York: Pearson, 2001.

EISNER, E. The arts and the creation of mind. Language Arts, Urbana, v. 801, n. 5, p. 340-344, May 2003.

EISNER, E. The arts and the creation of mind. 3. ed. New Haven: Yale University Press, 2004.

EISNER, E. Reimagining schools. New York: Routledge, 2005.

EISNER, E. O pode a educação aprender das artes sobre a prática da educação? Currículo sem Fronteiras, Portugal, v. 8, n. 2, p. 5-17, jul./dez. 2008a. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol8iss2articles/eisner.pdf. Acesso em: 10 Jul. 2019.

EISNER, E. Art and Knowledge. In: KNOWLES, J.; COLE, A. (eds.). Handbook of the arts in qualitative research. Thousand Oaks: Sage, 2008b. p. 3-12.

EISNER, E. The enlightened eye: qualitative inquiry and the enhancement of educational practice. New York: Teachers College Press, 2017.

FLEMING, M. Arts in education and creativity: a literature review. 2. ed. Newcastle: Creativity, Culture and Education, 2010.

GARCÊS, S. et al. The impact of the creative environment on the creative person, process, and product. Avaliação Psicológica, Campinas, v. 15, n. 2, p. 169-176, 2016.

GIROUX, A. Selling out higher education. Policy Futures in Education, London, v. 1, n. 1, p. 179-200, 2003.

GLASS, A. The state of higher education 2014. Paris: OECD, 2014.

HIRST, P. Knowledge and the curriculum: a collection of philosophers papers. London: Routlege and Kegan Paul, 1974.

HUNTER, S.; BEDELL, K.; MUMFORD, M. Climate for creativity: a quantitative review. Creativity Research Journal, London, v. 19, p. 69–90, 2007.

JACKSON, N. (ed.). Developing creativity in higher education: an imaginative curriculum. New York: Routledge, 2006a.

JACKSON, N. Making sense of creativity in higher education. In: JACKSON, N. (ed.). Developing creativity in higher education: an imaginative curriculum. New York: Routledge, 2006b. p. 197-215.

KAUFMAN, J.; STERNBERG, R. (ed.). The international handbook of creativity. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.

KLEIMAN, P. Towards transformation: conceptions of creativity in higher education. Innovations in Education and Teaching International, London, v. 3, p. 209–217, 2008.

KLEIN, J. T. Prospects for transdisciplinarity. Futures, Amsterdam, v. 36, p. 515–526, 2004.

KNIGHT, P. Complexity and curriculum: a process approach to curriculum-making. Teaching in Higher Education, London, v. 6, n. 3, p. 369-381, 2011.

LIN, Y. Fostering creativity through education: a conceptual framework of creative pedagogy. Creative Education, Wuhan, v. 2, n. 3, p. 149-155, 2011.

MCINTYRE, P. et al. Educating for creativity within higher education. London: Palgrave Macmillan, 2018.

MOREIRA, A. F. B. O campo do currículo no Brasil: os anos noventa. Currículo sem Fronteiras, Portugal, v. 1, n. 1, p. 35-49, 2001. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol1iss1articles/moreira.htm . Acesso em: 10 Jul. 2019.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2011.

NICOLESCU, B. Methodology of transdisciplinarity: levels of reality, logic of the included middle and complexity. Transdisciplinary Journal of Engineering & Science, Lubbock, v. 1, p. 17-32, 2010.

NODDINGS, N. Standardized curriculum and loss of creativity. Theory Into Practice, New Jersey, v. 52, n. 3, p. 210-215, 2013.

PEDRA, J. A. Currículo e conhecimento: níveis de seleção do conteúdo. Em Aberto, Brasília, v. 12, n. 58, p. 30-37, abr./jun. 1993.

PINAR, W. What is a curriculum theory? Mahwah: Lawrence Erlbaum, 2004.

PUNZALAN, J. The impact of visual arts in students’ academic performance. International Journal of Education and Research, EUA, v. 6, n. 7, p. 121-130, 2018. Disponível em: https://www.ijern.com/journal/2018/July-2018/10.pdf. Acesso em: 10 Jul. 2019.

RUNCO, M.; JAEGER, G. The standard definition of creativity. Creativity Research Journal, Vista, California, v. 24, n. 1, p. 92-96, 2012.

SAVIN-BADEN, M. Learning spaces: creating opportunities for knowledge creation in academic life. New York: McGraw Hill, 2008.

SEFTON-GREEN, J. et al. (ed.). The Routledge international handbook of creative learning. New York: Routledge, 2011.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução a teoria dos currículos. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

SOKOL, A. et al. Organizational climate of higher education institutions and its implications for the development of creativity. Procedia - Social and Behavioral Sciences, Amsterdam, n. 182, p. 279-288, 2015.

STEILS, N. et al. Implementing the liquid curriculum: the impact of virtual world learning on higher education. Technology, Pedagogy and Education, London, v. 24, n. 2, p. 155-170, 2015.

STEIN, M. I. Creativity and culture. Journal of Psychology, London, v. 36, n. 2, p. 31–322, 1953.

STERNBERG, R. (ed.). Handbook of creativity. New York: Cambridge University Press, 1999.

STERNBERG, R. J.; O’HARA, L. A. Intelligence and creativity. In: STERNBERG, R. J. (ed.). Handbook of intelligence. New York: Cambridge University Press, 2000. p. 611–630.

THOMAS, J.; HARDEN, A. Methods for the thematic synthesis of qualitative research in systematic reviews. BMC Medical Research Methodology, New York, v. 8, 45, p. 1-10, 2008.

TOOHEY, S. Designing courses for higher education. Buckingham: Open University Press, 2000.

TORRANCE, P. Creative thinking through the language arts. Educational Leadership, Alexandria, v. 18, n. 1, p. 13-18, 1960.

WILSON, L. Open access curriculum. Boston: Allyn and Bacon, 1971.

Downloads

Publicado

13-12-2021

Como Citar

GARCIA, Joe. Currículo e Criatividade na Educação Superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 26, n. 3, 2021. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4813. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.