AUTO-AVALIAÇÃO NA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE:METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

Autores

  • Tabajara Lucas de Almeida FURG
  • Suzi Samá Pinto FURG
  • Humberto Camargo Piccoli FURG

Resumo

O presente artigo propõe a utilização da Análise de Componentes Principais como metodologia quantitativa para auxiliar o processo de auto-avaliação das instituições de ensino superior. Esta metodologia foi aplicada na auto-avaliação da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em 2005, utilizando como instrumento de coleta de dados dois questionários de 39 questões, aplicados a estudantes e professores de graduação, contendo uma escala contínua de zero a dez. Os resultados para os estudantes mostraram a existência de sete componentes principais, onde a principal componente é o aspecto humano dos professores. Os resultados dos professores mostraram a existência de quatro componentes, sendo a principal aquela relacionada aos estudantes. A metodologia utilizada mostrou-se eficiente para alcançar os objetivos traçados pelos gestores da Instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02-07-2010

Como Citar

ALMEIDA, Tabajara Lucas de; PINTO, Suzi Samá; PICCOLI, Humberto Camargo. AUTO-AVALIAÇÃO NA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE:METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, 2010. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/237. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos