O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNESP DE MARÍLIA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA AGENDA DE DISCUSSÕES SOBRE ASPECTOS DA POLÍTICA DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL

Autores/as

  • Rosane Michelli de Castro

Resumen

Apresentam-se parte dos resultados obtidos com as atividades de pesquisa desenvolvidas em nível de estágio pós-doutoral junto à Fundação Carlos Chagas, entre abril de 2009 e março de 2010, com o objetivo geral de identificar, reunir, analisar e interpretar os aspectos da Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC – Unesp/Campus de Marília (1988-2008) e suas contribuições para a Pós-Graduação no Brasil. Tal pesquisa se justifica considerando-se que, a avaliação dos aspectos da trajetória pregressa e da evolução de cada Programa de Pós-Graduação e seu contexto institucional, bem como as suas perspectivas de trajetória futura, concorrem para a história, para a redefinição e aperfeiçoamento dos aspectos da política de Pós-Graduação no Brasil. Particularmente neste texto, apresentamos os resultados dos trabalhos desenvolvidos mediante análise dos aspectos da configuração textual dos relatos orais de ex-partícipes do Programa que evidenciaram desafios que, historicamente, permanecem em aberto, dentre eles, os referentes ao desequilíbrio quanto à representatividade dos Programas das universidades estaduais com relação aos das estaduais nos órgãos colegiados centrais e à exigência de super especialização dos Programas quanto às suas propostas de investigação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

CASTRO, Rosane Michelli de. O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNESP DE MARÍLIA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA AGENDA DE DISCUSSÕES SOBRE ASPECTOS DA POLÍTICA DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 16, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/888. Acesso em: 5 feb. 2025.

Número

Sección

Artigos