Artigo
Programa Permanente de Desenvolvimento Profissional e Formação
Pedagógica Docente - PRODOC
Permanent Program of Professional Development and Teacher Education - PRODOC
Programa Permanente de Desarrollo Profesional y Formación Pedagógica Docente - PRODOC
Renata de Almeida Vieira - UNICENTRO | Departamento de Pedagogia | Guarapuava | Paraná | Brasil. E-mail:
realvieira@gmail.com
Resumo: Este artigo, de natureza bibliográfica e exploratória, é originário de uma pesquisa maior voltada para o mapeamento, em
universidades federais mineiras, de programas de formação pedagógica continuada do professor do ensino superior.
Seu objetivo é apresentar o resultado de mapeamento realizado junto a uma das instituições abarcadas no processo de
levantamento e identificação de programas de desenvolvimento profissional docente. Trata-se da Universidade Federal
de Alfenas, situada no sul de Minas Gerais, e seu Programa de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica
Docente, cujo objetivo consiste na promoção do aprimoramento pedagógico dos docentes da UNIFAL-MG. Mediante
o resultado do estudo, destaca-se, dentre outras considerações, que tal Programa de Desenvolvimento Profissional e
Formação Pedagógica Docente revela-se como uma iniciativa que coaduna com a atual exigência de formação
continuada para a docência na educação superior. E, ainda, que sua institucionalização constitui-se em um importante
espaço que aproxima os professores de uma perspectiva de profissionalização da docência.
Palavras-chave: Desenvolvimento profissional docente. Programa de formação pedagógica. Formação continuada.
Abstract: With bibliographic and exploratory nature, this study is part of a broader research aimed at mapping programs of
continuing education for teachers of higher education in federal universities in the State of Minas Gerais. It aims to
present the results of mapping one of the institutions encompassed in the process of surveying and identifying
programs of teacher’s professional development. The Universidade Federal de Alfenas, in the South of the State and its
Program of Professional Development and Teacher Education, has the objective of promoting pedagogical
improvement of its faculty members. According to the results of this study, such Program of Professional Development
and Teacher Education proves to be a consistent initiative that meets current requirements of continuing education for
teachers in higher education. Also, its institutionalization constitutes an important space that brings teachers closer to a
teaching professionalization perspective.
Keywords: Teacher’s professional development. Teacher education program. Continuing education.
Resumen: Este artículo, de naturaleza bibliográfica y exploratoria, surge de una investigación mayor inclinada hacia el mapeado
en universidades federales mineras de programas de formación pedagógica continuada del profesor de enseñanza
superior. Su objetivo es presentar el resultado del mapeamiento realizado junto a una de las instituciones abarcadas en
el proceso de levantamiento e identificación de programas de desarrollo profesional docente. Se trata de la Universidad
Federal de Alfenas, situada en el sur de Minas Gerais, y su Programa de Desarrollo Profesional y Formación
Pedagógica Docente, cuyo objetivo consiste en la promoción del esmero pedagógico de los docentes de la UNIFAL-
MG. Mediante el resultado del estudio se destaca, de entre otras consideraciones, que tal Programa de Desarrollo
Profesional y Formación Pedagógica Docente se revela como una iniciativa que coincide con la actual exigencia de
formación continuada para la docencia en la educación superior. Y que su institucionalización se constituyese en un
importante espacio que acerca a los profesores hacia una perspectiva de profesionalización de la docencia.
Palabras clave: Desarrollo profesional docente. Programa de formación pedagógica. Formación continuada.
• Recebido em 04 de agosto de 2018 • Aprovado em 02 de maio de 2019 • e-ISSN: 2177-5796
DOI: http://dx.doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n2p637-648
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VIEIRA, Renata de Almeida. Programa permanente de desenvolvimento profissional e formação pedagógica docente -
PRODOC.
Introdução
Em face de novas demandas e desafios postos aos professores universitários no exercício
de sua profissão, entendemos, assim como Almeida (2012); Anastasiou e Alves (2003); Bazzo
(2005); Broilo (2007); Broilo e Cunha (2008); Ferenc (2005); Isaia, Bolzan e Maciel (2009);
Masseto (2002); Morosini (2003); Pimenta e Almeida (2009, 2011); Veiga e Cunha (1999), que
cada vez mais torna-se necessária a formação pedagógica para o ensino na universidade.
Entendemos, também, que a criação de espaços e ações formativas que visam tal formação é bem
vinda e salutar.
Dentre as iniciativas que caminham em tal direção, destacamos os programas de
desenvolvimento profissional de docentes universitários, cuja importância tem sido aos poucos
reconhecida por pesquisadores e gestores.
Com o fito de apresentar um programa de formação pedagógica continuada para a
docência, que compõe recorte de uma pesquisa mais ampla, de caráter bibliográfico, acerca de
políticas institucionais voltadas para o desenvolvimento profissional docente no Estado de Minas
Gerais, trazemos à baila o Programa de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica
Docente - PRODOC desenvolvimento pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG.
E o que é o PRODOC? Trata-se de um programa de formação pedagógica continuada para
a docência que localizamos no processo de levantamento e identificação de universidades
mineiras que oferecem ações formativas aos seus docentes, o qual tem por objetivo a promoção
do aprimoramento pedagógico de seus professores.
Para discutirmos o tema, inicialmente expomos sobre as mudanças mais amplas
relacionadas ao contexto universitário que reivindicam tal aprimoramento, assim como
apresentamos a UNIFAL-MG por meio de um breve histórico, a fim de evidenciar a demanda por
formação pedagógica de seus docentes. Na sequência, apresentamos seu Programa de
Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Continuada e considerações acerca da
importância da universidade propiciar o aprimoramento e melhoria do processo ensino-
aprendizagem e da prática do docente, por meio de ações que promovam o permanente
desenvolvimento profissional, formação pedagógica e atualização no campo educacional para o
exercício da docência no ensino superior.
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Desafios e demandas postos ao contexto universitário
Reconhecemos que a universidade, termo que aqui utilizamos de forma genérica para nos
referir às instituições de Ensino Superior, tem enfrentado muitos desafios como, por exemplo, a
dicotomia entre sua função de profissionalizar e a de produzir conhecimentos, a sua organização
interna frente às demandas externas, entre tantos outros. Ademais, enfrenta-se a fenômenos
contraditórios como é a globalização e a regionalização, a democratização e a marginalização,
que implicam a necessidade de repensar sua atuação.
Ainda que essa situação não seja nova, esse processo de rever sua atuação e adaptar-se
“[...] às circunstkncias e às demandas da sociedade acelerou-se tanto nesse último meio século,
que é impossível um ajuste adequado sem uma transformação profunda das próprias estruturas
internas das universidades” (ZABALZA, 2004, p. 19). Em ritmo de marcha forçada estamos a
incorporar “[...] mudanças na estrutura, nos conte~dos e nas dinkmicas de funcionamento das
instituições universitárias com o objetivo de colocá-las em condição de enfrentar os novos
desafios que as forças sociais lhes obrigam a assumir” (ZABALZA, 2004, p. 19).
A universidade, consoante Zabalza (2004, p. 20), tem sido “[...] foco de dinkmicas que se
entrecruzam e que estão provocando o que alguns não vacilam em descrever como uma autêntica
‘revolução’ da educação superior”. Exemplifica, sobre isso, que
“a própria legislação foi
modificando, nos últimos anos, a gama de atribuições e expectativas sobre a universidade: o que
deveria ser, os novos desafios sociais a que deverá responder, as condições sob as quais se supõe
que tem de funcionar” (ZABALZA, 2004, p. 20). Desse modo, encontra-se em transformação a
habitual imagem que se tinha da universidade como uma instituição dedicada a ministrar um alto
ensino para formar os líderes do mundo social e do mundo científico e artístico.
A esse respeito, observamos que um dos desafios posto à universidade é a superação de
um tipo de representação ainda usual de ensino universitário pautado na transmissão mecanicista
de conhecimentos e em uma relação unidirecional.
Trata-se, por certo, de herança de outro momento histórico em que a universidade atendia
a uma clientela seleta, tinha caráter elitista e se constituía em produtora e difusora de
conhecimentos científicos, humanístico, da alta cultura, bem como garantidora da permanência
de práticas pedagógicas consolidadas tradicionalmente.
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Acerca das mudanças mais amplas relacionadas ao contexto universitário, Santos (2005,
p. 8) contribui para esta reflexão ao avaliar que desde o final do século XX a universidade - em
crise de hegemonia, resultante de contradições entre suas funções tradicionais - passa a se ocupar
da “[...] produção de padrões culturais mpdios e de conhecimentos instrumentais,
~teis na
formação de mão de obra qualificada exigida pelo desenvolvimento capitalista”.
Na realidade, a clientela atendida por essa nova universidade amplia-se. Por meio de
políticas de democratização da universidade, de reivindicação da igualdade de oportunidades para
os filhos das classes populares, estudantes de baixa renda, de áreas rurais, minorias étnicas, que
outrora estavam à margem desse nível de escolarização, passam a ser incorporados.
O professor, mediante essa nova configuração da universidade, é convocado a assumir
papel de mediador entre a compreensão cultural dos jovens e as informações disponíveis. Este
novo papel contraria a representação ainda usual de docência universitária orientada pela
transmissão de saberes profissionais e acadêmicos, transmissão essa que seria a principal fonte de
informação dos universitários (RIBEIRO; CUNHA, 2010).
É possível observar, nesse ponto, um impasse entre o modelo clássico de professor
universitário e a nova função da universidade e a clientela que passa a ser atendida.
Acerca desse modelo clássico de constituição universitária, Cortesão (2000, p. 40) expõe
que a universidade, orientada pela “[...] preocupação de universalidade, se constitui como que o
bastião da uniformidade de ordenação da transmissão e globalização dos conteúdos e processos
que se revelam, algumas vezes, pouco adequados ao quadro atual em que se insere”. Nesse
sentido, a autora constata que
“os docentes universitário ensinam geralmente como foram
ensinados, garantindo, pela sua prática, uma transmissão mais ou menos eficiente de saberes e
uma socialização idêntica àquela de que eles próprios foram objeto” Cortesão (2000, p. 40).
Todavia, em meio às mudanças que estão se processando, passa-se a requerer outro modelo de
professor que supere tal postura.
Uma das frentes que tem figurado como alternativa a tal impasse, isto é, novos desafios
versus antigas práticas, consiste em promover a formação inicial e/ou continuada do professor do
ensino superior atinente aos desafios atuais. É em resposta a tal panorama que situamos a criação
de programas visam sua formação pedagógica continuada.
Sobre tais programas, estes podem ser definidos como espaços para a reflexão, discussão
e atualização da prática pedagógica, assim como de outros aspectos que compõem o contexto do
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ensino superior. Buscam atender tanto aos interesses mais imediatos dos docentes como
intencionam instigar, incomodar, expandir horizontes, apresentar possibilidades e alternativas,
bem como antecipar discussões e decisões (PACHANE, 2003, 2006).
O PRODOC da Universidade Federal de Alfenas é, pois, um desses programas de
formação continuada. Antes de apresentá-lo aproximamo-nos à contextura da qual emerge a
demanda por formação pedagógica por parte da UNIFAL-MG.
A UNIFAL e a demanda por formação pedagógica
A Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG, situada no sul do Estado de Minas
Gerais, foi fundada em 03 de abril de 1914 como Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas -
EFOA e constituída sob a forma de Autarquia, em Regime Especial, pelo Decreto nº 70.686/72.
A sua fundação ocorreu com a implantação do Curso de Bacharelado em Farmácia e no ano de
1973 implantou-se o Curso de Bacharelado em Odontologia (UNIFAL-MG, 2013).
A federalização da EFOA ocorreu em 1960 por meio da Lei nº 3854, de 18 de dezembro e
em 1972 foi transformada em Autarquia de Regime Especial por meio do Decreto nº 70.686, o
qual favoreceu a implantação do curso de Enfermagem e Obstetrícia, autorizado pelo Parecer nº
3.246, de 5 de outubro de 1976, e pelo Decreto nº 78.949, de 15 de dezembro de 1976, e
reconhecido pelo Parecer do CFE nº 1.484/79 e pela Portaria MEC nº 1.224, de 18 de dezembro
de 1979.
Somente em 1999 foram implantados os cursos Nutrição, Ciências Biológicas e a
modalidade Fármacos e Medicamentos, para o curso de Farmácia, todos autorizados pela Portaria
do MEC 1.202, de 03 de agosto de 1999 e iniciados no ano 2000.
Mediante tal ampliação de cursos, a instituição foi transformada em Centro Universitário
Federal - EFOA/CEUFE, um ano após o início dos novos cursos, por meio da Portaria do MEC
nº 2.101, de 1º de outubro de 2001.
Em atendimento às exigências legais das Diretrizes Curriculares para os cursos de
Ciências Biológicas, o curso de Biologia foi desmembrado em modalidades, originando os cursos
de Ciências Biológicas - Licenciatura, com início no segundo semestre de 2002, e Ciências
Biológicas - Bacharelado, com início no primeiro semestre de 2003. Em 2003 teve também início
o curso de Química - Bacharelado, ampliando a área de atuação da Instituição.
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Dois anos mais tarde, a EFOA/CEUFE foi transformada em Universidade Federal de
Alfenas - UNIFAL- MG, por meio da Lei Federal nº 11.154, de 29 de julho de 2005. No ano de
2006/2007, como resultado da participação da UNIFAL-MG no Programa de Expansão do
Ensino Superior coordenado pelo MEC, foram criados os cursos de Ciências da Computação, de
Licenciatura em Física, de Licenciatura em Matemática e de Licenciatura em Pedagogia, além da
ampliação do número de vagas para do curso de Química - Bacharelado.
Em continuidade ao processo de expansão, a UNIFAL-MG implantou, em 2007, os cursos
de Química - Licenciatura, de Geografia - Bacharelado e Licenciatura, de Biotecnologia, as
ênfases em Ciências Médicas e Ciências Ambientais no curso de Ciências Biológicas e ampliou a
oferta de vagas para o curso de Nutrição. Em março deste mesmo ano o número de alunos
matriculados já chegava a 1.779, sendo que 293 (16,5%) dos matriculados estavam no período
noturno.
Em 2008, o curso de Ciências Biológicas com ênfase em Ciências Médicas foi alterado
para Biomedicina e, no primeiro semestre de 2009, foram inaugurados os cursos de licenciatura
em História, em Letras (com bacharelado), em Ciências Sociais (também como bacharelado) e o
curso de Fisioterapia. Além dos cursos de graduação, houve ainda a expansão dos cursos de pós-
graduação strictu sensu com a criação de novos cursos de mestrados e doutorados.
As tendências de expansão das Instituições Federais de Ensino Superior, aliadas às
demandas regionais do Sul de Minas, levaram a UNIFAL-MG, em 2009, à criação de dois novos
campi nas cidades de Varginha e Poços de Caldas, além de outro campus em Alfenas. No
Campus de Varginha foram criados os cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e
Economia, Ciências Atuariais, Administração Pública e Ciências Econômicas e em Poços de
Caldas, os cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Engenharia Urbana e
Ambiental, Engenharia de Minas e Engenharia Química, com início no primeiro semestre de
2009.
O cenário político-social do sul e sudeste de Minas Gerais propiciou discussões entre as
universidades federais dessa região, resultando, em junho de 2011, na aprovação, pelo Conselho
Universitário, da participação da UNIFAL-MG em um consórcio de universidades com vista à
criação de potenciais cursos de graduação para expansão universitária como, por exemplo,
Medicina, Filosofia, Terapia Ocupacional, Geologia e Serviço Social (UNIFAL-MG, 2013).
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No que toca à pós-graduação strictu sensu, constatamos que estão previstos os seguintes
cursos: mestrados em Energia e Sustentabilidade, Ciências e Engenharia Ambiental, em Poços de
Caldas, mestrado em Gestão Pública e Sociedade em Varginha e, em Alfenas, mestrados em
Educação, Estudos Culturais, Ciências Odontológicas, Biometria e Matemática Aplicada e Física,
além dos doutorados em Biociências e Química.
Diante dos desafios da expansão e preocupada em manter a sua reconhecida qualidade e
bons resultados em seus cursos de graduação e pós-graduação, a UNIFAL-MG tem buscado uma
constante melhoria do ensino universitário.
Tal busca revela-se, entre outros meios, pelo estabelecimento de diretrizes pedagógicas
que define inovações significativas em relação à flexibilidade dos componentes curriculares, a
ampliação da discussão de metodologias ativas e interdisciplinaridade. E, ainda, desenvolvimento
de materiais pedagógicos por meio de grupos de estudos para a aplicação de metodologias
inovadoras, dentre elas a metodologia da problematização, incorporação de avanços tecnológicos
com a utilização de Educação a Distância, entre outros.
Observamos que se trata de diretrizes que visam fomentar a inovação pedagógica na
Universidade. Tal inovação, no entanto, não dispensa a atualização do docente para sua
consecução. É nesse contexto que situamos o Programa Permanente de Desenvolvimento
Profissional e Formação Pedagógica - PRODOC da UNIFAL-MG.
Sobre o Programa Permanente de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica -
PRODOC
Constatamos em nossa investigação que o Programa Permanente de Desenvolvimento
Profissional e Formação Pedagógica de Docentes foi aprovado por meio da Resolução Nº 009, de
18 de maio de 2011 (UNIFAL-MG, 2011) e complementa a qualificação do corpo docente da
UNIFAL-MG. Trata-se de um Programa apresentado pela Pró-Reitoria de Graduação
-
PROGRAD e integra o Plano Anual de Capacitação Docente.
O PRODOC tem por objetivo propiciar aos docentes da UNIFAL-MG oportunidades de
aprimoramento, de atualização e de melhoria do processo ensino-aprendizagem e da prática
docente. Por meio de oficinas, cursos, seminários, entre outras ações da mesma natureza, busca
abordar a organização e gestão da estrutura acadêmica e administrativa da instituição, os
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fundamentos educacionais do ensino superior, as bases epistemológicas, sociais e culturais do
desenvolvimento desse nível de ensino, assim como recursos, inovações e metodologias
educacionais.
Observamos que as oficinas, cursos, seminários e demais ações do Programa relacionadas
ao atendimento da dimensão “organização e gestão da estrutura acadêmica e administrativa da
Universidade”, busca, entre outras coisas, promover a ambientação do docente ao local e às
condições de trabalho, de modo a facilitar sua integração aos demais servidores e nortear sua vida
funcional junto à Instituição.
Já no que se refere às bases epistemológicas, sociais e culturais do ensino superior, o
objetivo é promover reflexões sobre a docência nos diferentes contextos de atuação profissional
desta atividade, articulando ensino, pesquisa e extensão.
No tocante as bases educacionais, o que se visa é discutir temas relacionados aos
fundamentos legais, normativos do funcionamento e de avaliação/supervisão educacional dos
cursos de graduação, bem como a reflexão sobre a docência e sua relação com os paradigmas
emergentes e políticas educacionais em vigor vinculadas à educação superior.
Sobre os recursos e inovações metodológicas, o Programa busca contemplar temas
relacionados diretamente a prática pedagógica e a atuação do docente no ensino superior.
Em síntese, destacamos que o conjunto de oficinas, cursos, seminários e demais ações
desenvolvidos pelo PRODOC, deve garantir que sejam propiciados instrumentos de formação
que possibilitem ao docente uma ampla visão da realidade da Instituição, destacando a
explanação de sua estrutura, seus objetivos, Programas e Planos. Assim como uma abordagem
dos elementos pedagógicos indispensáveis ao exercício da carreira de docente no ensino superior,
enfatizando aspectos que aprimorem o processo ensino-aprendizagem e permitam a manutenção
do padrão de qualidade do ensino praticado nos cursos e programas oferecidos pela UNIFAL-
MG.
Observamos, ademais, que a elaboração e execução de suas atividades buscam envolver
tanto os membros dos corpos docentes e técnico administrativo, como também a Diretoria da
Unidade Acadêmica de lotação dos docentes, Coordenações de Cursos de Graduação, Pró-
Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Pró-Reitoria de Extensão, Pró-Reitoria de Gestão de
Pessoas, Biblioteca, Departamento de Registros Gerais e Controle Acadêmico, entre outros
órgãos e seus respectivos responsáveis.
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Embora endereçado a todo o corpo docente, sublinhamos que o PRODOC visa
especialmente os docentes em estágio probatório. Conforme resolução, “[...] a partir do primeiro
semestre de exercício profissional na Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG, os
docentes admitidos na condição de professores efetivos em estágio probatório, deverão
obrigatoriamente, cumprir o Programa [...]” (UNIFAL-MG, 2011, p. 1). Além disso, consta que
“[...] o docente já aprovado em estágio probatório que obtiver, em pelo menos duas avaliações
institucionais consecutivas, um resultado não satisfatório, conforme critério estabelecido pela
Comissão Própria de Avaliação [...] deverá participar das ações [...]” (UNIFAL-MG, 2011, p. 1)
do PRODOC, se sua participação for recomendada pelo diretor da unidade acadêmica onde esteja
lotado, em conjunto, no mínimo, com um coordenador do curso onde atuou como docente no
período destas avaliações, que recomendarão as dimensões e a carga horária necessárias para sua
atualização (UNIFAL-MG, 2011, p. 1).
Para os demais docentes já aprovados no estágio probatório a participação no Programa é
livre e voluntária, podendo a certificação ser aproveitada na progressão na carreira.
Sobre a natureza do PRODOC, compreendemos que tal iniciativa motiva os professores a
focalizar a atenção na prática docente e nas intenções de ensino, assim como incentiva a criação
de espaços de reflexão crítica que auxiliam no desenvolvimento da consciência do trabalho
docente. Ademais, contribui para o desenvolvimento da profissionalidade docente à medida que
se compartilha problemas, discute e contrasta pontos de vistas teóricos, bem como se analisa
fatores que condicionam a atividade de ensinar.
Reconhecemos que tal Programa viabiliza o que Souza (2011) aponta como criação de
espaços e situações que contribuem para ampliar o repertório de saberes docentes, aliando o que
fazem enquanto docentes às teorias pedagógicas. Ademais, possibilita aproximá-los de uma
perspectiva de profissionalização da docência, conforme apontam Almeida (2007), Anastasiou
(1998), Cunha (2005, 2007, 2008), Esteves (2008), Formosinho (2009), Pimenta e Anastasiou
(2002), entre outros estudiosos da temática.
Considerações finais
Reiteremos que em meio a um panorama de complexificação das relações sociais,
laborais, culturais e educativas novas demandas são criadas e apresentadas às instituições sociais,
entre elas a universidade.
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Como parte da totalidade social, a universidade, encontra-se incorporada à tessitura
contraditória da sociedade em relações de mútuas interatuações (DIAS SOBRINHO, 2000,
2005). Considerada sua função de caráter ético e político, entendemos que sua responsabilidade
social não se pode resumir à função instrumental de capacitação técnica e de treinamento de
profissionais para as empresas, já que se trata de um instrumento de sustentação do
desenvolvimento humano. Por isso mesmo identificar caminhos alternativos e novas prioridades
em prol de seu desenvolvimento torna-se urgente.
A configuração de espaços formativos, como o que identificamos no PRODOC, para
reflexão sobre a prática docente e busca de caminhos para o enfrentamento dos desafios inerentes
à docência universitária certamente é salutar e necessário.
Com o estudo do PRODOC, constatamos entre outras coisas o investimento por parte da
UNIFAL-MG no que se refere à promoção de ações de formação continuada por meio de seu
programa de desenvolvimento profissional docente, ações estas sintonizadas com os desafios do
ensinar na universidade.
Sobre o PRODOC, consideramos que uma de suas características marcante é a criação de
uma cultura institucional sintonizada com uma formação consistente e com legitimidade, já que
cria abertura para os docentes expressarem suas reais necessidades pedagógicas.
Consideramos, ainda, que tal Programa revela-se como uma iniciativa que coaduna com a
atual exigência de formação continuada do docente da Educação Superior. Isto porque cada vez
mais se põe como exigência aos professores o desenvolvimento de competências pedagógicas
para além dos seus conhecimentos científicos e técnicos.
Nesse sentido, torna-se imperioso que os docentes explicitem suas opções e as razões que
presidem as suas decisões sobre o que ensinam e como ensinam. A formação pedagógica é,
portanto, uma tendência cada vez mais recomendada por pesquisadores da temática docência
universitária, bem como aceita e incentivada pelas próprias instituições de ensino superior.
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Quaestio, Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, p. 637-648, maio/ago. 2019.
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