Reflexões sobre o ato responsável nas narrativas de estágio curricular na formação inicial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2022v24id3833

Palavras-chave:

formação de professores, narrativas docentes, estágio curricular

Resumo

Este artigo tem como pretensão discutir o processo de formação de professores pelo registro de narrativas de suas experiências em estágio curricular nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir do trabalho pedagógico realizado em 2015. A temática central é o papel das narrativas como forma de produção de conhecimento, em especial na construção de um processo de profissionalização ética e responsável do futuro professor. Assume-se o estágio curricular como espaço de vivência e implicação dos estudantes na sua futura profissão, numa visão de intrínseca relação entre teoria e prática. Os questionamentos centrais que eram realizados junto aos estudantes e que potencializaram a discussão deste artigo foram: Como, enquanto futuros professores, são pensados os posicionamentos em situações dilemáticas do cotidiano escolar? Como estão sendo compreendidos os princípios pedagógicos que se enredam nos processos formativos? Enfim, como estão se tornando professores? A partir de uma das narrativas construídas, há a articulação da ideia de como a escrita proporciona espaço para o reconhecimento do conhecimento construído sobre ser professor na dimensão da particularidade e na relação com a resposta necessariamente responsável dos sujeitos que vivem suas histórias.

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Biografia do Autor

Adriana Varani, UNICAMP - Faculdade de Educação

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e estágio realizado durante o doutorado na Universidade de Barcelona. Atua como professora na Universidade Estadual de Campinas. 

Antonio Marcelo Campos, Rede Estadual de Ensino de São Paulo

Possui graduação com licenciatura plena em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. É professor de Filosofia pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

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Publicado

05-08-2022

Como Citar

VARANI, Adriana; CAMPOS, Antonio Marcelo. Reflexões sobre o ato responsável nas narrativas de estágio curricular na formação inicial. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 24, p. e022002, 2022. DOI: 10.22483/2177-5796.2022v24id3833. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3833. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda