
 
 

Tríade, Sorocaba, SP, v. 8, n. 18, p. 98-116, setembro 2020 98 

D
O

S
S

I
Ê

 

A Ditadura Militar, o fim da TV Excelsior e a 
recomendação da Comissão Nacional da Verdade 

 
The Military Dictatorship, the end of Excelsior TV and the recommendation of the National 

Truth Commission 

 

La Dictadura Militar, el fin de la TV Excelsior y la recomendación de la Comisión Nacional 
de la Verdad 

 
Rodolfo Bonventti - Universidade Anhembi Morumbi | São Paulo | São Paulo | Brasil | 

rbonventti@gmail.com |  https://orcid.org/0000-0003-2045-3448. 

 
Dimas Künsch - Faculdade Cásper Líbero | São Paulo | São Paulo | Brasil | 

dimas.kunsch@gmail.com |  https://orcid.org/0000-0001-5621-898X. 

 

Resumo: O Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade, publicado em 

2014, inclui entre as vítimas da perseguição militar, nos anos da 
ditadura implantada no Brasil em 1964, as empresas do Grupo 

Simonsen, em especial a Panair do Brasil e a TV Excelsior, que foram 
fechadas pelos donos do poder, respectivamente, em 1965 e 1970. De 

natureza descritivo-interpretativa, e à luz do método da compreensão, 
o presente ensaio quer ajudar a romper o véu do esquecimento que 

encobre a história da TV Excelsior, primeira emissora industrial de 
televisão brasileira. Pretende, assim, ao mesmo tempo, contribuir para 
um reexame da história da televisão no Brasil em seus 70 anos de 

existência (1950-2020). E, também, por fim, num momento político 
como o que atravessa o País, em que forças políticas favoráveis ao 

regime de exceção implantado em 1964 pretendem fazer crer que os 
críticos estão enganados, afirmar a importância da defesa do estado 

democrático de direito e da luta contra toda forma de tirania. 

Palavras-chave: Comunicação. História da Comunicação. TV Excelsior. 

Ditadura Militar. Comissão Nacional da Verdade. 

Abstract: The Final Report of the National Truth Commission, published in 2014, 

includes among the victims of military persecution in the years of the 
dictatorship implanted in Brazil in 1964 the companies of the Simonsen 

Group, in particular Panair do Brasil and Excelsior TV, which were closed 
by holders of power, respectively, in 1965 and 1970. Of descriptive-

interpretative nature, and in the light of the method of comprehension, 
this essay aims to help break the veil of forgetfulness that covers the 

history of Excelsior TV, the first Brazilian industrial television 
broadcaster. It intends, at the same time, to contribute to a review of 
the history of television in Brazil in its 70 years of existence (1950-

2020). And also, finally, in a political moment like the one that the 
country is going through, when political forces favorable to the exception 

regime implemented in 1964 intend to make us believe that the critics 
are mistaken, this essay affirms the importance of defending the 

democratic rule of law and the struggle against all forms of tyranny. 

mailto:rbonventti@gmail.com
https://orcid.org/0000-0003-2045-3448
mailto:dimas.kunsch@gmail.com
https://orcid.org/0000-0001-5621-898X


 
 

Tríade, Sorocaba, SP, v. 8, n. 18, p. 98-116, setembro 2020 99 

D
O

S
S

I
Ê

 

Keywords: Communication. History of Communication. Excelsior TV Military 

Dictatorship. National Truth Commission. 

Resumen: El Informe Final de la Comisión Nacional de la Verdad, publicado en 

2014, incluye entre las víctimas de la persecución militar en los años 

de la dictadura implantada en el Brasil en 1964 las empresas del 
Grupo Simonsen, en especial la Panair del Brasil y la TV Excelsior, que 

fueron cerradas por los dueños del poder, respectivamente, en 1965 
y 1970. De naturaleza descriptiva-interpretativa, y a la luz del método 

de la comprensión, el presente ensayo quiere ayudar a romper el velo 
del olvido que encubre la historia de la TV Excelsior, primera emisora 

industrial de televisión brasileña. Pretende, así, al mismo tiempo, 
contribuir para un reexamen de la historia de la televisión en el Brasil 

en sus 70 años de existencia (1950-2020). Y también, por fin, en un 
momento político como el que atraviesa el País, en que fuerzas 

políticas favorables al régimen de excepción implantado en 1964 
pretenden hacer creer que los críticos están engañados, afirmar la 

importancia de la defensa del estado democrático de derecho y de la 
lucha contra toda forma de tiranía. 

Palabras clave: Comunicación, Historia de la Comunicación, Dictadura Militar, 

Comisión Nacional de la Verdad. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

          http://dx.doi.org/10.22484/2318-5694.2020v8n18p98-116  

 

Recebido em julho 2020 – Aprovado em agosto 2020. 

http://dx.doi.org/10.22484/2318-5694.2020v8n18p98-116


 
 

Tríade, Sorocaba, SP, v. 8, n. 18, p. 98-116, setembro 2020 100 

D
O

S
S

I
Ê

 

Alguns empresários não compactuaram com a 
conspiração e o golpe, defenderam a Constituição 

e foram perseguidos e punidos pelo regime 
ditatorial, o que deve ser assinalado sob pena de 
incorrermos em uma generalização equivocada. 

Comissão Nacional da Verdade 
 

 

Foi tudo arte da política. Pura política. 
Manoel Carlos 

Autor de novelas e produtor de TV 

 

1 Introdução 

 

Em seus primeiros dez anos de vida, a TV brasileira foi marcada, como 

é do conhecimento dos estudiosos do tema, pela precariedade e o 

improviso. Beira o folclore a crônica de sua estreia, em abril, e sua 

inauguração em setembro de 1950, o ano da fundação da TV Tupi pelo 

jornalista e empresário Assis Chateaubriand, dono do que foi o primeiro 

império brasileiro de Comunicação, os Diários e Emissoras Associados 

(MORAIS, 1994). Pode também servir como exemplo o caso da segunda 

emissora a ser implantada na cidade de São Paulo, depois da TV Tupi, e 

primeira a não pertencer aos Diários Associados, a TV Paulista Canal 5. 

Criada pelo deputado federal Oswaldo Ortiz Monteiro, funcionava em um 

pequeno apartamento de um edifício localizado na Rua da Consolação, 

região central da cidade, e seus estúdios foram montados em parte numa 

garagem e em parte no lugar reservado para uma loja no térreo do mesmo 

edifício1.  Além disso, como lembra Sérgio Mattos (1990, p. 49), as 

primeiras emissoras “tiveram de submeter-se à influência do rádio, 

valendo-se da sua estrutura, formato de programação, técnicos e artistas”. 

 
1 Criada em 1952, dois anos após a pioneira TV Tupi, a TV Paulista seria depois transferida para um 
espaço maior, na Rua das Palmeiras, onde funcionava quando, em março de 1966, foi adquirida por 
Roberto Marinho, que ali fundou o núcleo de jornalismo da TV Globo São Paulo. Além da programação 
de entretenimento e telejornalismo, a emissora exibiu mais de uma dúzia de telenovelas entre o ano de 
sua instalação e o de sua venda. Nomes importantes da TV Brasileira passaram por ali, como o de 
Hebe Camargo. Sílvio Santos iniciou na emissora a sua carreira de apresentador. 



 
 

Tríade, Sorocaba, SP, v. 8, n. 18, p. 98-116, setembro 2020 101 

D
O

S
S

I
Ê

 

Já a década seguinte, dos anos 1960, presencia a ascensão da televisão 

sobre o rádio em escala nacional. A TV se torna cada vez mais popular, 

conquistando o mercado publicitário e as casas dos brasileiros de todas as 

faixas etárias e econômicas. 

Nesse contexto, a TV Excelsior, Canal 9 de São Paulo, se apresenta 

como um exemplo do que existiu de mais avançado em matéria de TV no 

Brasil no período. A emissora entrou no ar em 9 de julho de 1960, por meio 

de uma concessão a um grupo de empresários liderados por Mário Wallace 

Simonsen, dono também de empresas como a Companhia Paulista de 

Comércio do Café (Comal), maior exportadora brasileira de café, e a 

companhia aérea Panair do Brasil, que era na época a maior e mais 

importante empresa aérea nacional, a única brasileira a voar com 

regularidade para países da América do Sul e capitais europeias, como 

Lisboa, Paris e Roma, além de ser concessionária exclusiva de rotas para a 

África. A Panair tinha em 1965, quando foi destroçada pela Ditadura, algo 

ao redor de cinco mil funcionários. 

Escrito a quatro mãos, este texto examina o contexto político do Brasil 

de então, para falar das retaliações políticas à emissora e ao Grupo 

Simonsen após o Golpe Militar de 1964, que levaram à aniquilação da ideia 

de o Brasil possuir uma televisão industrial desde o início dos anos 1960. 

Fazendo-o, os autores participam a seu modo, como pesquisadores, e de 

forma conscientemente ensaística, do esforço de produção, promoção e 

conservação de uma memória – a da televisão brasileira – ativa e militante, 

que nos preserve o direito a ocuparmos um lugar crítico no espaço da 

história que nos é dado viver, um lugar e uma percepção da história esses 

que compreendam, abracem, integrem também o seu lado sombrio, feio, 

como sugere Hannah Arendt (2008). Parte desse processo complexo e 

infindável de compreensão, “que nunca gera resultados inequívocos” 

(ARENDT, 2008, p. 330) – e que, também por isso, dialoga melhor com 

uma metodologia interpretativo-compreensiva de análise frente a outras 

possibilidades, de viés lógico-explicativo –, a compreensão não representa 



 
 

Tríade, Sorocaba, SP, v. 8, n. 18, p. 98-116, setembro 2020 102 

D
O

S
S

I
Ê

 

nunca um ato de capitulação frente à injustiça e à opressão, porque cobra 

de todo cidadão uma resposta política como resultado da consciência de 

fazer parte de um mundo “onde tais coisas são possíveis” (ARENDT, 2008, 

p. 331) e no qual o mal pode ter existência “banal” (ARENDT, 1999). 

Este texto foi gerado a partir de uma pesquisa de doutorado sobre o 

tema, a cargo de seu primeiro autor (BONVENTTI, 2019) e orientada pelo 

segundo. Em mais de um momento teríamos que remeter os interessados 

à tese original, o que vez ou outra fazemos, explicitamente. 

Metodologicamente, tanto a descrição quanto a interpretação se fazem 

presentes, tendo como background a tese mencionada e em sintonia com 

as fontes consultadas. Ao eleger o ensaio como forma de expressão, e sob 

a luz de um pensamento que denominamos compreensivo (KÜNSCH, 2009), 

tornamos manifestas tanto a nossa aposta nas virtualidades do texto 

ensaístico quanto, em igual medida, a consciência de seus limites – que não 

é o caso de aqui apontar. Uma postura intelectual que nos parece clara na 

escolha do ensaio, no contexto de uma mirada compreensiva, é a renúncia 

deliberada a buscar uma verdade pretensamente final sobre o objeto de 

pesquisa, que, por mais resplandecente que possa ser em suas formulações 

teóricas, não consegue esconder o reducionismo que a condiciona e a 

traição às ideias de complexidade do mundo e de comunidade e 

solidariedade nas pesquisas. Queremos, mesmo sob o risco de errar, pensar 

a pesquisa científica em termos de dialogia, com o apreço que se deve a 

princípios que o método da compreensão abraça, quais sejam o da incerteza 

e o da complementaridade dos opostos (KLAUTAU, 2018). A perspectiva 

maior que se persegue é a de um conhecimento pertinente, como sugerem 

Carlos Alberto de Carvalho e Leandro Lage (2012), em “Pela adoção da 

perspectiva da pertinência em pesquisas comunicacionais”, texto 

apresentado ao grupo de trabalho “Epistemologia da Comunicação” da 

Compós. 

Quatro são as partes em que dividimos esta nossa contribuição ao 

estudo da TV Excelsior no contexto da Ditadura Militar que dominou a vida 



 
 

Tríade, Sorocaba, SP, v. 8, n. 18, p. 98-116, setembro 2020 103 

D
O

S
S

I
Ê

 

nacional durante vinte longos anos da história recente do país. A primeira 

delas trata do pioneirismo da TV Excelsior. A segunda a situa politicamente 

na esteira do movimento contra a Ditadura. A terceira mostra a ação eficaz 

do regime de exceção no desmonte da emissora, enquanto a quarta, sob o 

nosso entendimento, corrobora, com as conclusões da Comissão Nacional 

da Verdade, o argumento por nós empregado da orquestração de uma ação 

política da Ditadura endereçada ao destroçamento da primeira emissora 

industrial de TV do Brasil. Se é certo que a memória é produção (BOSI, 

1994), não é menos certo que essa produção de sentidos, no amplo 

universo da cultura, tanto pode contribuir para legitimar e sedimentar 

determinadas formações de sentidos, confortáveis ao poder e à ordem, 

quanto para transformá-las (CANCLINI, 1983). 

 

2 Pioneirismo da TV Excelsior 

 

Tendo entrado no ar depois de Tupi (1950), Paulista (1952), Record 

(1953) e TV Rio (1955), a TV Excelsior seria a precursora da ideia da 

televisão industrial no Brasil, seguindo um modelo copiado dos Estados 

Unidos. Única empresa da família Simonsen na área de Comunicação, como 

aponta o pesquisador Álvaro Busetto (2007), a Excelsior não disputava em 

poder e importância com Assis Chateaubriand e os seus Diários e Emissoras 

Associados, nem com a rádio e TV Record de Paulo Machado de Carvalho. 

Mas isso não impediu o seu crescimento e o êxito que alcançou, “em razão 

dos amplos investimentos aplicados na emissora, em grande medida 

oriundos de outros negócios de Simonsen, e do estabelecimento de uma 

programação arrojada e inovadora” (BUSETTO, 2007, p. 3). O caso da TV 

Excelsior, tanto quanto o das emissoras que a precederam e de outras que 

viriam depois dela, muito particularmente, pelo seu gigantismo, o da TV 

Globo (inaugurada em 1965), torna visível o modelo comercial e familiar 

que dominaria a TV brasileira desde os primórdios de sua implantação. 



 
 

Tríade, Sorocaba, SP, v. 8, n. 18, p. 98-116, setembro 2020 104 

D
O

S
S

I
Ê

 

O êxito a que se refere Busetto (2007) se deixa revelar em mais de 

um sentido, e esse conjunto de conquistas dá a mais esquecida emissora 

brasileira de TV, desde que foi destruída pelos militares nos primeiros anos 

de implantação da Ditadura, um pioneirismo que as outras emissoras 

historicamente não possuem, porque por direito pertence à TV Excelsior. 

Entre as inovações trazidas pela emissora da família Simonsen está a da 

preocupação em cumprir os horários da grade de programação, criando 

normas para a veiculação de propagandas, com comerciais que duravam 

de 30 a, no máximo, 60 segundos. Foi também o Canal 9 o primeiro a 

estabelecer uma programação horizontal, ou seja, a manter atrações fixas 

todos os dias da semana nos mesmos horários, criando o hábito de uma 

grade que apresentava uma telenovela, um telejornal, outra telenovela e 

uma linha de shows a cada dia. Antes de cada atração no horário nobre 

havia uma contagem regressiva de segundos, o que garantia e implantava 

o conceito de programas que entravam no ar no horário previsto e 

anunciado. 

A Excelsior também trabalhava com a implantação de uma 

programação vertical, aquela que apresenta uma atração após a outra com 

foco no público a ser atingido e o objetivo de prender a atenção do 

telespectador o dia inteiro. No contexto da época, começa envolvendo a 

dona de casa e as crianças, depois a dona de casa e os jovens, e vai 

terminar atingindo o público adulto em geral. É também a Excelsior a 

primeira a pensar em uma rede nacional, como expressa Álvaro de Moya 

(2004, p. 194), que foi diretor de arte da emissora, quando diz que, “na 

cabeça dos dirigentes da TV Excelsior, a rede só tinha razão de ser se 

transmitisse a mesma programação para todo o País ao mesmo tempo, 

exatamente como as emissoras americanas já faziam”. Até então, a noção 

que se tinha era que o envio de fitas com programas para ser encaixadas 

nas programações das emissoras afiliadas em dias diferentes dos exibidos 

em São Paulo já poderia caracterizar a ideia de uma rede nacional de 

televisão. 



 
 

Tríade, Sorocaba, SP, v. 8, n. 18, p. 98-116, setembro 2020 105 

D
O

S
S

I
Ê

 

Os investimentos em marketing também diferenciam a nova 

emissora. A dupla de mascotinhos Ritinha e Paulinho, como parte da 

estratégia, aparece em todas as vinhetas da programação, fazendo lembrar 

o indiozinho da Tupi e o tigre da Record e ganhando mais que os demais a 

simpatia da audiência. A emissora promove uma publicidade maciça em 

outdoors pela cidade de São Paulo e em anúncios em jornais e revistas da 

época a cada nova contratação de artistas ou em estreias de atrações. O 

slogan “Eu também estou no 9” marcou a história da Excelsior, que em seu 

curto tempo de vida parecia despontar como a de maior sucesso e com um 

futuro promissor entre as emissoras de então. Ao pagar salários maiores do 

que as concorrentes, a emissora cria uma equipe de vanguarda na 

televisão. “A TV Excelsior promoveu a valorização de quem atuava na TV e 

a disputa pelos melhores profissionais. Trouxe contribuições importantes 

não só para ela, mas também para a história da TV”, escreve José Bonifácio 

de Oliveira Sobrinho, o Boni (OLIVEIRA SOBRINHO, 2011, p. 32). 

No campo especialmente promissor da teledramaturgia, a emissora 

lança a primeira telenovela diária da televisão brasileira, “2-5499 Ocupado”, 

em julho de 1963, com Glória Menezes e Tarcísio Meira nos papéis centrais. 

O advento do videoteipe amplia as possibilidades da produção, com ganhos 

em tempo e em qualidade. Ismael Fernandes (1982, p. 35) considera que 

“talvez a direção da TV Excelsior não tivesse a ideia da dimensão que aquele 

novo produto ia tomar, mas estava no ar, a partir daquela data, a maior 

produção de arte popular da nossa televisão”. Objeto de distintas leituras, 

como a de Marques de Melo (2010, p. 65), para quem “a telenovela diária 

funciona como fonte de alimentação das necessidades escapistas do 

cidadão urbano”, o novo produto marcaria como nenhum outro os setenta 

anos da televisão nacional. A TV Excelsior entra no cotidiano dos brasileiros 

com mais força a partir do lançamento de sua primeira telenovela diária, o 

mesmo que “acontece com a TV Globo, principalmente a partir de 1967, 

com a chegada da dupla Walter Clark-Boni na direção” (BONVENTTI, 2019). 

 



 
 

Tríade, Sorocaba, SP, v. 8, n. 18, p. 98-116, setembro 2020 106 

D
O

S
S

I
Ê

 

3 Oposição ao projeto militar 

 

A transmissão de uma programação genuinamente nacional e ao vivo 

foi uma bandeira da Excelsior já desde o tempo de sua primeira diretoria, 

constituída em 1960, quando da inauguração da emissora. O nacionalismo 

que desde o início marcou a programação e a postura da emissora e de seu 

principal acionista, Mário Wallace Simonsen, “condizia com a linha política 

de um nacional-desenvolvimentismo que se discutia no país naquele 

momento, o início dos anos 1960”, na interpretação de Álvaro de Moya 

(2004, p. 191). 

Simonsen se compõe politicamente com João Goulart a partir da 

renúncia de Jânio Quadros em outubro de 1961, colocando suas empresas 

à disposição de Jango. Como lembra Thomas Skidmore (1979, p. 259): 

“João Goulart era o herdeiro político de Getúlio e líder de um grande partido, 

o que mais rapidamente crescia: o PTB. Na verdade, representava a única 

personalidade de estatura nacional que aquele partido podia apresentar”. 

Sem uma regulamentação específica sobre a propaganda política na 

televisão, nas eleições diretas para governador e para membros do 

Congresso Nacional, em 1962, a televisão foi, pela primeira vez, um cabo 

eleitoral importante e empresários, como Simonsen, aproveitam a 

oportunidade para apoiar os políticos, os amigos e a ideologia que mais se 

adequassem aos seus interesses, configurando um capítulo de uma novela 

que sempre rendeu altos dividendos ao principal modelo televisivo nacional. 

A política toma de assalto a televisão e demarca terreno, colocando 

as emissoras em lados opostos, e nesse jogo de posições a TV Excelsior 

sente um gosto de vitória quando, em 1963, o governo federal defende que 

a televisão deve ser usada pelo Poder Público para esclarecer a população 

acerca do plebiscito que deve decidir entre a manutenção do 

parlamentarismo ou o restabelecimento do presidencialismo. Ou quando sai 

o Decreto n. 52.286, de 23 de julho de 1963, que estabelece que todas as 



 
 

Tríade, Sorocaba, SP, v. 8, n. 18, p. 98-116, setembro 2020 107 

D
O

S
S

I
Ê

 

estações de rádio e televisão transmitam diariamente pelo menos 12 horas 

de programação ao vivo. 

Com a deposição de João Goulart pelos militares, a TV Excelsior entra 

em um período difícil, e a ordem interna é não aceitar a vitória dos militares, 

mesmo que isso custasse represálias financeiras por parte dos novos donos 

do poder. Exemplo dessa resistência é que os telejornais da emissora, no 

dia seguinte ao Golpe Militar, 1º de abril de 1964, não fazem qualquer 

menção ao movimento e aos acontecimentos que culminaram na queda do 

governo João Goulart. 

Assim, a emissora se coloca abertamente contra o Golpe Militar e 

passa a sofrer represálias políticas e econômicas. Entre outros mecanismos 

destinados a afogar as empresas, o controle que a Ditadura exerce sobre 

os bancos impede que eles emprestem dinheiro para a TV Excelsior ou para 

o Grupo Simonsen. Dessa forma, o Governo consegue em boa parte 

contribuir para a desestabilização financeira da emissora. “As televisões 

sempre faliram deixando os seus donos muito ricos, só a TV Excelsior que 

não, pois na Excelsior foi cassado o homem, quem foi empobrecido foi o 

Mário Simonsen. Foi tudo arte da política! Pura política!”, considera o hoje 

autor de novelas e na época produtor da Excelsior, Manoel Carlos, em 

depoimento concedido para a Funarte Rio, em 1982, e recolhido por Alcir 

Henrique da Costa (1986, p. 153). 

Segundo Moya (2004), numa análise que possui certamente o viés 

engajado de quem viu e sentiu os efeitos da pressão militar a partir de 

dentro, “o que segurou a estação no ar nesse momento e durante toda a 

crise no restante da década foi o espírito de união que existia entre os 

funcionários. Os profissionais se esforçavam ao máximo para que o trabalho 

continuasse, e o esforço deu resultado” (MOYA, 2004, p. 235). 

 

4 Golpes certeiros 

 



 
 

Tríade, Sorocaba, SP, v. 8, n. 18, p. 98-116, setembro 2020 108 

D
O

S
S

I
Ê

 

O primeiro importante revés do Grupo Simonsen acontece no final de 

abril de 1964, quando uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do 

Café cassa a autorização de funcionamento da Comal, sem levar em conta 

acordos assinados entre a companhia e autoridades monetárias. De acordo 

com Saulo Ramos (2007, p. 330): “a guerra contra o empresário foi aberta 

devido à capacidade de sua exportadora de café concorrer lá fora com as 

empresas norte-americanas que, até então, dominavam o mercado de 

comercialização de grãos”. Ainda de acordo com o ex-advogado de 

Simonsen e da TV Excelsior, jurista amigo de Jânio Quadros: 

 

[...] a Comal tinha uma participação enorme na distribuição 

das exportações de café brasileiro. Esse quase monopólio 
incomodava os norte-americanos, cujos interesses eram 
representados no Brasil por políticos influentes, ligados aos 

militares que haviam tomado o poder (RAMOS, 2007, p. 332). 

 

O segundo golpe, talvez ainda mais certeiro nos negócios da família 

Simonsen, vem em fevereiro de 1965, quando o Ministério da Aeronáutica 

determina a cassação imediata das linhas aéreas da Panair do Brasil. Não 

se tem notícia sobre problemas econômicos no caixa da companhia aérea, 

citada em todos os veículos de comunicação como economicamente viável 

e financeiramente saudável, o que inicialmente não justifica a devassa feita 

por parte do governo militar na companhia. Aliás, o Relatório Final da 

Comissão Nacional da Verdade (CNV), de que trataremos em seguida, lança 

mão desse argumento como base para as suas conclusões. Para Daniel Leb 

Sasaki (2005, p. 67): “o fechamento da Panair fez parte do plano maior de 

desmontar o poder econômico do grupo Rocha Miranda-Simonsen. Os 

inimigos aproveitaram o momento político e resolveram atacar em todas as 

frentes”. 

A Panair do Brasil havia assumido um papel importante na viabilização 

de um novo modelo de televisão para o Brasil dentro do conceito que 

Simonsen e os diretores da emissora trazem quando da inauguração da 



 
 

Tríade, Sorocaba, SP, v. 8, n. 18, p. 98-116, setembro 2020 109 

D
O

S
S

I
Ê

 

Excelsior. Na perspectiva da criação de uma rede nacional de TV, “os aviões 

da Panair servem como o meio pelo qual os videoteipes com os programas 

ou capítulos de novelas seriam embarcados e distribuídos para diversas 

capitais ou importantes cidades do interior do país” (BONVENTTI, 2019, p. 

198). A partir de 1965, a emissora destina suas forças para a produção de 

telenovelas e apresenta poucas novidades em outras áreas, não só em 

função da censura, mas, principalmente, pela falta de recursos financeiros, 

entre outras razões importantes pelo fato de o Governo Federal retirar 

qualquer tipo de propaganda institucional veiculada na emissora e também 

por não haver mais aportes financeiros do grupo Simonsen, que passa por 

um processo de esfacelamento. 

Em 13 de março de 1965, a imprensa brasileira anuncia em 

manchetes o sequestro de 30 empresas do Grupo Simonsen. A Excelsior 

tenta driblar a censura incitando o debate em seus programas de fim de 

noite sobre o momento político que o Brasil atravessa, e o resultado é que 

censores e militares passam a circular cada vez mais pelos bastidores da 

emissora em São Paulo, enquanto, no Rio de Janeiro, o governador Carlos 

Lacerda praticamente intervém na programação da emissora carioca. 

Segundo Busetto (2007, p. 57), “com tais medidas, sofria a Excelsior, cujas 

finanças e funcionamento pleno eram feridos de morte, e deixava de 

usufruir o telespectador de inovações qualitativas no setor de produção 

televisiva promovidas pela Excelsior, e quem ganhava era a ditadura 

militar”. 

Quando os militares tomam o poder, em 1964, o Brasil tem cerca de 

dois milhões de aparelhos de TV instalados nas residências. Como informa 

Jambeiro (2002, p. 81), “a recém instalada indústria de eletroeletrônicos, 

associada a políticas de incentivos a ela concedidas pelo governo, faz aquele 

número crescer rapidamente: em 1969 havia quatro milhões e, um ano 

depois, cinco milhões de aparelhos”. No final dos anos 1960, 52% da 

distribuição da verba publicitária já se concentrava na televisão. Em um 

movimento que começa com a TV Excelsior a partir de 1960 e que também 



 
 

Tríade, Sorocaba, SP, v. 8, n. 18, p. 98-116, setembro 2020 110 

D
O

S
S

I
Ê

 

vai ter a colaboração da TV Record e da TV Rio a partir de 1965/1966, a TV 

Globo encontraria, após a sua inauguração em 1965, um mercado em 

expansão, com o alargamento expressivo do público telespectador, tanto 

social quanto geograficamente. Ortiz (1988, p. 128) lembra que “em termos 

percentuais, em 1960, apenas 4,6% dos domicílios contavam com ao 

menos um aparelho televisor. A partir de 1970 essa porcentagem sobe para 

22,8%”. 

O Golpe Militar de 1964 afetou de forma dramática os meios de 

comunicação de massa, com ou sem o consentimento deles, porque não só 

o sistema político foi alterado, mas também todo o cenário econômico e 

social do país. A proposta dos militares assentava sobre a ideia de um 

crescimento econômico voltado para o desenvolvimento nacional, em busca 

de uma rápida industrialização, ficando liberada a entrada de capital 

externo e de tecnologia importada. Mattos (1990, p. 79) define bem esse 

momento para os veículos de comunicação de massa e para a televisão de 

forma especial: “O Estado passou a ter à sua disposição, além do controle 

legal, todas as condições para influenciar os meios de comunicação através 

das pressões econômicas”. A televisão passa a ser vista pelo governo como 

um serviço de interesse nacional, e sua exploração comercial é permitida 

sob a condição de atender ao objetivo militar de fortalecimento da moral e 

dos bons costumes. Jambeiro (2002, p. 82) sublinha que, “para conseguir 

isso, os programadores de rádio e TV deveriam evitar filmes, canções, 

shows ou quaisquer programas que pudessem estar em oposição aos 

valores morais e ideológicos dos militares”. 

É nesse contexto que a “a Globo, filha obediente, sobreviveu ao golpe 

e prosperou”, como interpreta Laurindo Leal Filho (2006, p. 136). “Curvava-

se às restrições oficiais e ia além, fazendo a própria censura. Já a TV 

Excelsior, rebelde, nacionalista, fazendo um jornalismo independente e 

crítico, sucumbiu”. No caso ainda da Globo, para além do namoro 

historicamente reconhecido e confessado com os militares, também há de 

se reconhecer que o seu sucesso, como escreve Esther Hamburger (1988, 



 
 

Tríade, Sorocaba, SP, v. 8, n. 18, p. 98-116, setembro 2020 111 

D
O

S
S

I
Ê

 

p. 455), “também se deve à montagem de uma estrutura organizacional 

vertical e centralizada com a adoção de métodos de planejamento e 

gerenciamento profissionalizados” – um terreno em que o pioneirismo da 

Excelsior é aceito de forma praticamente unânime por pesquisadores da 

área. 

No final de 1969, vivendo seus derradeiros momentos, a programação 

da emissora inicia às 11h30 e termina por volta de 23h30. Ao contrário 

daquela Excelsior que nove anos antes imprimiu qualidade e horários rígidos 

na sua programação, agora o certo mesmo era o horário das novelas e do 

telejornal, enquanto o restante ia sendo produzido e apresentado conforme 

as condições da emissora permitissem. A cassação, com a sua retirada do 

ar, acontece em 1º de outubro de 1970, durante a apresentação do 

programa humorístico “Adélia e suas Trapalhadas”, exatamente às 18h30, 

quando um funcionário do antigo Dentel, o Departamento Nacional de 

Telecomunicações, sequestra o cristal de transmissão, “mas somente 

catorze dias depois, em 15 de outubro de 1970, é decretada a falência 

fraudulenta da Televisão Excelsior S.A.” (MOYA, 2004, p. 293). A pressão 

de todos os lados foi mais forte que a televisão de Mário Wallace Simonsen, 

e ela teve de capitular. Mas entraria para a história dos meios de 

comunicação de massa no Brasil como aquele veículo que mais incomodou 

e desafiou os militares no início de um período ditatorial que levaria ainda 

uns bons 15 anos para conhecer o seu ocaso, após o fechamento da 

Excelsior. 

 

5 Comissão da Verdade confirma 

 

Constituída em 2011, no governo da presidente Dilma Rousseff, e 

composta por sete conselheiros nomeados pessoalmente pela presidente 

entre figuras públicas reconhecidas e idôneas e mais catorze assessores, a 

Comissão Nacional da Verdade (CNV) tinha como objetivo principal 

investigar violações de direitos humanos ocorridas no País entre setembro 



 
 

Tríade, Sorocaba, SP, v. 8, n. 18, p. 98-116, setembro 2020 112 

D
O

S
S

I
Ê

 

de 1946 e outubro de 1988. Apesar de a atribuição da CNV abranger fatos 

de violação de direitos humanos e políticos ocorridos em um período de 

tempo mais largo, a partir de 1946, já na apresentação do volume I do 

Relatório dessa Comissão se ressalta que especial atenção foi dedicada ao 

regime ditatorial militar implantado em 1964. A Comissão é instalada 

oficialmente em 16 de maio de 2012 e se divide em três subcomissões, 

ouvindo vítimas, testemunhas e agentes da repressão que prestam 

depoimentos, tanto na forma de audiências públicas como em sessões de 

apresentação dos relatórios preliminares de pesquisa. A Comissão também 

realiza diligências em unidades militares, acompanhada de ex-presos 

políticos e familiares de mortos e desaparecidos. 

A CNV entrega seu Relatório Final em 10 de dezembro de 2014, com 

conclusões sobre a prática de detenções ilegais e arbitrárias, torturas e 

torturadores, execuções, desaparecimentos forçados e ocultação de 

cadáveres, mencionando também o que os seus integrantes consideram 

exemplos de ganância financeira e de empresários ambiciosos, que fizeram 

mal para o País e para outras empresas ou empresários, sendo essas 

práticas caracterizadas pela Comissão como crimes contra a humanidade. 

O Relatório é a síntese de 30 meses de trabalho que contou com o apoio de 

movimentos sociais e de organizações de direitos humanos, tendo como 

objetivo principal garantir o direito à memória e à verdade histórica, além 

de promover a reconciliação nacional. Nele a CNV formula 29 

recomendações ao Estado brasileiro, no sentido de se promover justiça em 

relação aos crimes praticados no período, bem como reparar simbólica, 

financeira e psicologicamente as vítimas e seus parentes, além de reformar 

suas instituições, aperfeiçoando a democracia e visando a não-repetição 

das violações. 

O Relatório é publicado em três volumes que somam mais de quatro 

mil páginas. O primeiro volume relata os trabalhos da Comissão, os 

resultados e as conclusões das investigações sobre a prática de graves 

violações aos direitos humanos. No segundo estão textos temáticos da CNV 



 
 

Tríade, Sorocaba, SP, v. 8, n. 18, p. 98-116, setembro 2020 113 

D
O

S
S

I
Ê

 

que abordam a violência a grupos específicos, como os povos indígenas, 

trabalhadores da cidade e do campo, militares e a instituições como a Igreja 

Católica e as universidades. O volume apresenta ainda uma completa 

análise do apoio de setores civis, como o empresariado, à Ditadura e à 

repressão e, por fim, as formas de resistência que setores civis encontraram 

para enfrentá-las, bem como as perseguições que sofreram. É nele que as 

empresas do Grupo Simonsen, em especial a Panair do Brasil e a TV 

Excelsior, aparecem. O terceiro volume se dedica ao esclarecimento das 

circunstâncias do assassinato de 434 pessoas reconhecidas como 

desaparecidas e mortas no período ditatorial. Nele é registrada parte da 

história de cada uma das vítimas, o que é uma forma de o Estado, mesmo 

que de modo póstumo, reconhecer e, minimamente, restituir-lhes a 

dignidade. 

O fechamento da companhia aérea Panair do Brasil e a dissolução das 

empresas do Grupo Simonsen estão contemplados no Volume II do 

documento, no item que trata da relação da sociedade civil com o regime 

militar. O encerramento arbitrário das atividades da Panair foi tema de uma 

audiência pública, realizada em 23 de março de 2013, e a conclusão da 

Comissão é que a empresa foi liquidada por motivos políticos e não 

financeiros, e que esse processo contou com a participação de agentes da 

União e do Serviço Nacional de Informações (SNI), claramente beneficiando 

seus concorrentes. 

Um trecho em particular imputa ao Estado a responsabilidade pelo 

fechamento da emissora e todas as empresas do Grupo Simonsen. Nele se 

fala do “estrangulamento econômico” que sofreram Mário Wallace 

Simonsen e seu sócio Celso da Rocha Mirando, “mediante bem-urdidos Atos 

de Estado”, e do “fechamento da TV Excelsior, pioneira no país na 

implantação da televisão industrial e a cores e que contava com técnicos e 

elenco de primeira grandeza no mercado nacional”. Um papel predominante 

nas pressões políticas sofridas pela TV Excelsior foi exercido, segundo a 

Comissão, “por parte do governador do estado da Guanabara, Carlos 



 
 

Tríade, Sorocaba, SP, v. 8, n. 18, p. 98-116, setembro 2020 114 

D
O

S
S

I
Ê

 

Lacerda, um dos patrocinadores do golpe civil-militar, que buscava, sem 

êxito, o apoio da rede à sua futura candidatura” (BRASIL, 2014, p. 326). 

 

6 Considerações finais 

 

Muitos anos depois da queda do império da família Simonsen e da 

cassação da TV Excelsior Canal 9, o Relatório Final da Comissão Nacional 

da Verdade se transforma no único documento comprobatório da 

responsabilidade do Estado brasileiro na derrocada das empresas da família 

Simonsen e de outras empresas nos anos 1960/1970. Como a CNV 

constatou nas entrevistas e pesquisas que realizou, a perseguição pessoal 

e política do governo militar ao principal acionista da emissora é 

inquestionável e se transformou no principal entrave para que a TV 

Excelsior pudesse ter uma vida mais longa e tranquila, sem ter de fechar 

as portas nas condições em que isso ocorreu. 

Nos 70 anos da TV brasileira, entendemos ser necessário e urgente 

reconstruir a memória da TV Excelsior e lhe dar o seu merecido lugar na 

linha do tempo que demarca os estudos da televisão brasileira e da indústria 

da comunicação no País. O documento final da Comissão Nacional da 

Verdade pode ser um ponto de partida interessante na busca de 

reconciliação do Poder Público com a sociedade e com a extinta emissora. 

Seria uma boa ocasião para que as novas gerações pudessem entender 

melhor o que aconteceu no Brasil depois de 1964 nas nossas comunicações, 

sem lacunas, sem releituras pró-ditadura e repressão, sem a produção de 

esquecimentos. 

 

Referências 
 

ARENDT, Hannah. Compreender: formação, exílio e totalitarismo 
(ensaios). São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: Editora 
UFMG, 2008. 

 



 
 

Tríade, Sorocaba, SP, v. 8, n. 18, p. 98-116, setembro 2020 115 

D
O

S
S

I
Ê

 

ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a 
banalidade do mal. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. 

 
BONVENTTI, Rodolfo Carlos. TV Excelsior: Do pioneirismo ao confronto 
com a ditadura militar e o esquecimento. 2019. 290 f. Tese (Doutorado 

em Comunicação) –  
Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Universidade 
Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2019. 

 
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: 
Companhia das Letras, 1994. 

 
BRASIL. Relatório da Comissão Nacional da Verdade – Volume 2. Brasília: 
CNV, 2014. Disponível em: 

http://cnv.memoriasreveladas.gov.br/images/pdf/relatorio/volume_2_digi
tal.pdf. 
Acesso em: 20 jul. 2020. 

 
BUSETTO, Áureo. Em busca da caixa mágica: o Estado Novo e a televisão. 
Revista Brasileira de História, Rio de Janeiro, v. 27, n. 54, p. 177-196, 

2007. Disponível em: 
https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010201882007000200010&script=
sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 20 jul. 2020. 

 
CANCLINI, Néstor García. As culturas populares no capitalismo. São 
Paulo: Brasiliense, 1983. 

 
CARVALHO, Carlos Alberto; LAGE, Leandro. Pela adoção da perspectiva da 
pertinência em pesquisas comunicacionais. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL 

DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, 21., 2012, 
Juiz de Fora, MG. Anais [...]. Juiz de Fora, MG: Universidade Federal de 
Juiz de Fora, 2012. Disponível em:  

http://www.compos.org.br/data/biblioteca_1879.pdf. Acesso em: 20 jul. 
2020. 
 

COSTA, Alcir Henrique da. Um país no ar. São Paulo: Brasiliense, 1986. 
 
FERNANDES, Ismael. Memória da telenovela brasileira. São Paulo: 

Proposta Editorial, 1982. 
 
HAMBURGER, Esther. Diluindo fronteiras: a televisão e as novelas no 

cotidiano. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz (Org.). História da vida privada 
no Brasil. v. 4. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. 
 

JAMBEIRO, Othon. A TV no Brasil do século XX. Salvador: Edufba, 
2002. 

http://cnv.memoriasreveladas.gov.br/images/pdf/relatorio/volume_2_digital.pdf
http://cnv.memoriasreveladas.gov.br/images/pdf/relatorio/volume_2_digital.pdf
https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010201882007000200010&script=sci_abstract&tlng=pt
https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010201882007000200010&script=sci_abstract&tlng=pt
http://www.compos.org.br/data/biblioteca_1879.pdf


 
 

Tríade, Sorocaba, SP, v. 8, n. 18, p. 98-116, setembro 2020 116 

D
O

S
S

I
Ê

 

 
KLAUTAU, Carolina. Jornalismo, incerteza e complementaridade de 

opostos: um diálogo compreensivo. 2018. 261 f. Dissertação (Mestrado 
em Comunicação) – 
Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade Cásper Líbero, 

São Paulo, 2018. Disponível em:  
https://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2018/12/CAROLINA-
MOURA-KLAUTAU-DE-ARAU%CC%81JO-FIGUEIREDO.pdf. Acesso em: 20 

jul. 2020. 
 
KÜNSCH, Dimas A. Aquém, em e além do conceito: comunicação, 

epistemologia e compreensão. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS 
PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, 18., 2009, Belo 
Horizonte, MG. Anais [...]. Belo Horizonte, MG: Pontifícia Universidade 

Católica de Minas Gerais, 2009.  Disponível em: 
http://www.compos.org.br/data/biblioteca_1109.pdf. Acesso em: 26 abr. 
2020. 

 
LEAL FILHO, Laurindo Lalo. A TV sob controle: a resposta da sociedade 
ao poder da televisão. São Paulo: Summus Editorial, 2006. 

 
MATTOS, Sérgio. Um perfil da TV brasileira: 40 anos de história: 1950-
1990. Salvador: A Tarde, 1990.  

 
MELO, José Marques de. Televisão brasileira: 50 anos de ousadia, 
astúcia, inovação. São Paulo: Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação, 

2010. 
 
MORAIS, Fernando. Chatô: o rei do Brasil. São Paulo: Companhia das 

Letras, 1994. 
 
MOYA, Álvaro de. Gloria in Excelsior. São Paulo: Imprensa Oficial, 2004. 

 
OLIVEIRA SOBRINHO, José Bonifácio de. O livro do Boni. São Paulo: 
Casa da Palavra, 2011. 

 
ORTIZ, Ricardo. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense, 
1988. 

 
RAMOS, Saulo. Código da vida. São Paulo: Editora Planeta, 2007. 
 

SASAKI, Daniel Leb. Pouso forçado. São Paulo: Editora Record, 2005. 
  
SKIDMORE, Thomas. Brasil: de Getúlio a Castelo. São Paulo: Editora Paz 

e Terra, 1979. 
 

https://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2018/12/CAROLINA-MOURA-KLAUTAU-DE-ARAU%CC%81JO-FIGUEIREDO.pdf
https://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2018/12/CAROLINA-MOURA-KLAUTAU-DE-ARAU%CC%81JO-FIGUEIREDO.pdf

