A interdisciplinaridade na prática acadêmica universitária

conquistas e desafios a partir de um projeto de pesquisa-ação

Autores

Palavras-chave:

Sistemas socioecológicos, Resiliência, Transdisciplinaridade, Processos dialógicos, Ensino Superior, Agricultura familiar

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar as reflexões de um grupo de docentes e pesquisadores, com diferentes formações, perfis e áreas de atuação, sobre o processo de construção de uma nova agenda de pesquisa e extensão interdisciplinares, com vistas à transdisciplinaridade. Para tanto, descreve um processo de concepção e elaboração de projetos, baseado no conceito de pesquisa-ação e tendo a interdisciplinaridade como meta, na caracterização de sistemas socioecológicos complexos. Os projetos realizados enfocaram a resiliência da agricultura familiar, na região de fronteira agrícola intitulado Portal da Amazônia (MT). Discute-se, a partir desse processo, a possibilidade de construção dialógica de projetos, narrando seus principais desafios na busca pela real indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Conclui-se que as escolhas relativas aos fundamentos teóricos e metodológicos que embasaram os projetos foram essenciais para a construção do fazer acadêmico interdisciplinar, e que o processo de pesquisa-ação, conforme construído e aqui descrito, possibilitou a relação dialética entre a transdisciplinaridade e as três dimensões do conhecimento acadêmico, pauta constante nas discussões atuais sobre a avaliação do Ensino Superior no Brasil.

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Publicado

30-07-2021

Como Citar

OLIVEIRA, Renata Evangelista de; FIGUEIREDO, Rodolfo Antônio de; MAKISHI, Fausto; SAIS, Adriana Cavalieri; OLIVAL, Alexandre de Azevedo; ALCÂNTARA, Liliane Cristine Schlemer; MORAIS, Jozivaldo Prudêncio Gomes de; VEIGA, João Paulo Candia. A interdisciplinaridade na prática acadêmica universitária: conquistas e desafios a partir de um projeto de pesquisa-ação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 26, n. 2, 2021. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4691. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos