UNIVERSIDADE, CIDADE E LIBERDADE NO SÉCULO XIII: UMA PERSPECTIVA DE ANÁLISE NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Terezinha Oliveira

Resumo

Nosso objetivo é refletir sobre a relevância da História e da História da Educação na construção do sentimento e do ideal de liberdade. Urdiremos os fios que construirão o texto recuperando documentos medievais do século XIII. Trata-se de duas Cartas sobre a Universidade de Paris e uma referente à libertação de uma Comuna. Retomaremos, também, textos de Tomás de Aquino, pois em consonância com as questões de seu tempo debateu sobre a importância do desenvolvimento intelectivo para a vida em comunidade. A história evidencia que a liberdade não se conquista somente por meio das instituições, pois ainda que o homem viva sob a égide de instituições democráticas, só terá, de fato, liberdade quando detiver o conhecimento necessário para nortear suas ações, em vista de seus interesses particulares e em consonância com os interesses públicos. Por fim, observamos que nosso caminhar teórico segue a linha da história social, uma vez que nela encontramos a possibilidade de aliar a história, a memória e o filosofar para construir um conhecimento no qual o todo do ser humano - o material e o mental - é conservado.

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Como Citar

OLIVEIRA, Terezinha. UNIVERSIDADE, CIDADE E LIBERDADE NO SÉCULO XIII: UMA PERSPECTIVA DE ANÁLISE NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 2, 2013. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/1580. Acesso em: 29 mar. 2024.

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Seção

Artigos