OPORTUNIDADES DE MELHORIA NOS PROGRAMAS DE MESTRADO ACADÊMICO EM CONTABILIDADE A PARTIR DA AVALIAÇÃO DA CAPES: UMA ANÁLISE LONGITUDINAL

Autores

  • Silvana Anita Walter
  • Maria José Carvalho de Souza Domingues
  • Clésia Ana Gubiani
  • Vanderlei dos Santos

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar, a partir da avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES), os pontos fortes e as oportunidades de melhorias dos cursos de mestrado acadêmico em Ciências Contábeis, nos triênios 1998-2000, 2001-2003 e 2004-2006. Realizou-se uma pesquisa descritiva e longitudinal com coleta de dados por meio de pesquisa documental. Para análise dos dados, empregou-se a técnica de importância versus desempenho. Observou-se que os programas melhoraram seu desempenho ao longo das avaliações em todas as prioridades de melhoria. Os principais pontos fortes identificados foram Corpo Discente, Teses e Dissertações; Produção Intelectual; e Corpo Docente. A aplicação da análise de importância versus desempenho mostrou-se adequada, uma vez que indicou as oportunidades de melhoria e os pontos fortes dos programas. A metodologia utilizada pode servir de norte para que cada programa analise seu desempenho em relação aos pesos atribuídos pela CAPES, bem como comparativamente ao desempenho dos demais programas avaliados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-11-2013

Como Citar

WALTER, Silvana Anita; DOMINGUES, Maria José Carvalho de Souza; GUBIANI, Clésia Ana; SANTOS, Vanderlei dos. OPORTUNIDADES DE MELHORIA NOS PROGRAMAS DE MESTRADO ACADÊMICO EM CONTABILIDADE A PARTIR DA AVALIAÇÃO DA CAPES: UMA ANÁLISE LONGITUDINAL. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 3, 2013. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/1657. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos