FATORES DE INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM PERCEBIDA DOS ALUNOS DE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Tatiana Marceda Bach
  • Silvana Anita Walter
  • José Roberto Frega
  • Joer Maria Schvarcz Müller

Resumo

Este estudo objetivou analisar as dimensões que influenciam a aprendizagem dos alunos de dois cursos de graduação em administração de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do sul do Brasil. Empregou-se a abordagem quantitativa, de caráter descritivo e, para a coleta dos dados, realizou-se um levantamento com 880 alunos, por meio do questionário estruturado de Walter (2006), que abrange 26 dimensões do ensino superior. Os dados foram analisados por meio de métodos de estatística descritiva, análise fatorial, Alfa de Cronbach e regressão linear multivariada. Os resultados indicam que a aprendizagem percebida é influenciada, principalmente, pelas dimensões satisfação, métodos de ensino, qualidade do ensino, empregabilidade, confiança nas pessoas da IES, atitude da coordenação e grade curricular, as quais apresentaram valor de significância p<0,001. Já as dimensões autoeficácia e imagem social apresentaram uma significância p<0,05. As dimensões apontadas pelos alunos podem direcionar as ações da IES de forma a realçar os itens considerados importantes pelos alunos. Como contribuição teórica para a área de estudos, acredita-se que esta pesquisa possa auxiliar, por meio do número abrangente de dimensões, no entendimento de fatores que possam influenciar a aprendizagem de estudantes nas IES, visto que não se identificaram, na literatura, estudos desta natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

BACH, T. M.; WALTER, S. A.; FREGA, J. R.; MÜLLER, J. M. S. FATORES DE INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM PERCEBIDA DOS ALUNOS DE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/1823. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos