INDICADORES EM NÍVEL DE SISTEMA PARA AVALIAR O DESENVOLVIMENTO E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA

Autores

  • Júlio C. G. Bertolin UFRGS

Resumo

Este artigo propõe um sistema de indicadores para avaliar o desenvolvimento e a qualidade da educação superior brasileira em nível de sistema. Inicialmente, são abordados aspectos conceituais da qualidade em ES e é apresentado um entendimento de qualidade em nível de SES. Logo após são apresentados alguns dos principais sistemas de indicadores internacionais de avaliação de SES, tais como os da Unesco e da OCDE. Por fim, considerando-se as especificidades brasileiras, se desenvolve uma proposta de sistema de indicadores com aspectos de entradas, processo e resultados para avaliar o desenvolvimento e a qualidade da educação superior brasileira em nível de sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-07-02

Como Citar

BERTOLIN, J. C. G. INDICADORES EM NÍVEL DE SISTEMA PARA AVALIAR O DESENVOLVIMENTO E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 2, 2010. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/227. Acesso em: 5 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos