AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA

Autores

  • Malis Morosini Polidori Centro Universitário Metodista
  • Denise Grosso da Fonseca Centro Universitário Metodista
  • Sara Fernanda Tarteer Larrosa Centro Universitário Metodista

Resumo

O processo de avaliação institucional caracteriza-se como uma nova dinâmica que está sendo implantada no cotidiano das IES no país. A partir da aprovação da Lei 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), as IES iniciaram um processo de valiação com o objetivo de atender ao SINAES, mas, também, de utilizar estes mecanismos para se auto-conhecerem e se auto-gerirem. Inserido neste processo, encontra-se um item determinante que é a participação dos membros que compõem a Instituição. Tendo em vista que os processos avaliativos, na maioria das IES, tiveram seu início devido à exigência da referida Lei, questiona-se a participação da comunidade acadêmica em relação à existência de democracia no processo de avaliação institucional da IES. Esta pesquisa busca analisar esta participação no processo de avaliação institucional da IES, no ano de 2005 especificamente, em relação à consulta on line realizada na Instituição.

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Publicado

2010-07-02

Como Citar

POLIDORI, M. M.; FONSECA, D. G. da; LARROSA, S. F. T. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 2, 2010. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/228. Acesso em: 5 dez. 2022.

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