OS LIMITES POLÍTICOS DA DEMOCRACIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA DELINEADOS POR INTELECTUAIS DA ACADEMIA
Resumo
Os processos de mudanças da educação superior brasileira nas últimas décadas ao lado do novo ordenamento jurídico do Estado Moderno, têm colocado em movimento transformações nas identidades das Instituições de Educação superior orientado por valores centrados na produtividade, na prestação de serviços e na hierarquia dos diferentes campos do saber. Este artigo objetiva explicitar estas características, relacionando-as com as orientações traçadas pelo Núcleo de Pesquisa sobre Ensino Superior (NUPES) da Universidade de São Paulo para a concretização da matriz teórica, política e ideológica baseada na eficiência do mercado, produzindo uma cultura pragmática e individualista, processos intensivos e extensivos de degradação do trabalho do professor no interior das Instituições.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
02-07-2010
Como Citar
SILVA JÚNIOR, João dos Reis. OS LIMITES POLÍTICOS DA DEMOCRACIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA DELINEADOS POR INTELECTUAIS DA ACADEMIA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, 2010. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/234. Acesso em: 2 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.