AUTO-AVALIAÇÃO NA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE:METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

Autores

  • Tabajara Lucas de Almeida FURG
  • Suzi Samá Pinto FURG
  • Humberto Camargo Piccoli FURG

Resumo

O presente artigo propõe a utilização da Análise de Componentes Principais como metodologia quantitativa para auxiliar o processo de auto-avaliação das instituições de ensino superior. Esta metodologia foi aplicada na auto-avaliação da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em 2005, utilizando como instrumento de coleta de dados dois questionários de 39 questões, aplicados a estudantes e professores de graduação, contendo uma escala contínua de zero a dez. Os resultados para os estudantes mostraram a existência de sete componentes principais, onde a principal componente é o aspecto humano dos professores. Os resultados dos professores mostraram a existência de quatro componentes, sendo a principal aquela relacionada aos estudantes. A metodologia utilizada mostrou-se eficiente para alcançar os objetivos traçados pelos gestores da Instituição.

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Publicado

2010-07-02

Como Citar

ALMEIDA, T. L. de; PINTO, S. S.; PICCOLI, H. C. AUTO-AVALIAÇÃO NA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE:METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, 2010. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/237. Acesso em: 5 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos