Meta-avaliação: uma década do Processo de Avaliação Institucional do SINAES

Autores

  • Rodrigo S. Pinto
  • Simone P. T. de Mello
  • Pedro A. Melo

Resumo

O estudo apresenta a meta-avaliação do Processo de Avaliação Institucional das IES Brasileiras via SINAES, de 2004 à 2014, considerando o acompanhamento e a revisão do sistema. Foram analisadas as IES que finalizaram o seu Processo de Avaliação Institucional e que tiveram seu recredenciamento publicado no Diário Oficial da União em 2014, totalizando 66 universidades. Resultados indicam que as privadas não tiveram média conceitual abaixo do nível satisfatório de qualidade em nenhuma Dimensão. As públicas obtiveram média conceitual insatisfatória na Dimensão 1 – Missão e PDI e na 8 – Planejamento e Auto-avaliação. A meta-avaliação é oportuna e necessária, qualificando o processo numa perspectiva somativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06-04-2016

Como Citar

PINTO, Rodrigo S.; MELLO, Simone P. T. de; MELO, Pedro A. Meta-avaliação: uma década do Processo de Avaliação Institucional do SINAES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2509. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos