Avaliação do ensino: modelo de análise da série histórica de resultados

Autores

  • Arnaldo Lemos Filho
  • Isabel Cristina Dib Bariani
  • Carlos Marshal França
  • Claudia Lucia Trevisan
  • Ivan Granja
  • Kátia Regina Martini Rodrigues
  • Elisabete Matallo Marchesini de Pádua

Resumo

A Pró-Reitoria de Graduação da PUC-Campinas, desde 2007, implantou um sistema de Avaliação do Ensino semestral realizado por estudantes e bianual, pelos professores, cujo escopo abrange as atividades dos docentes, da gestão e das condições de ensino. O objetivo desse artigo é apresentar um novo método de análise da série histórica dos resultados derivados das respostas dos estudantes. Para essa análise trabalhou-se com cinco categorias - plano de ensino da disciplina, desenvolvimento da disciplina, avaliação da aprendizagem, formação do aluno, postura do professor - e delas foram extraídos 19 aspectos incorporados nas questões. Mesmo que ao longo do tempo o questionário tenha passado por reformulações na sua redação, a essência dos elementos avaliativos, apresentados nessa análise, foi preservada. A qualidade obtida das respostas dadas para as questões fechadas configurou-se como um indicador definido para o modelo. Outro indicador diz respeito ao grau de participação dos alunos. Os dois indicadores podem ser observados juntos, em perspectiva bidimensional; é possível visualizar os dados obtidos em todos os semestres, o que mostra a tendência e a evolução de cada um dos aspectos em toda a série histórica. Os gráficos resultantes da aplicação deste modelo estabelecem um referencial visual que permite o rápido reconhecimento tanto das situações de excelência como de cenários de atenção, traduzindo-se em um mecanismo de rápida consulta e identificação por parte dos gestores e professores. A análise dos dados da série histórica tornou-se um importante instrumento para a melhoria da qualidade de ensino na Instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06-04-2016

Como Citar

LEMOS FILHO, Arnaldo; BARIANI, Isabel Cristina Dib; FRANÇA, Carlos Marshal; TREVISAN, Claudia Lucia; GRANJA, Ivan; RODRIGUES, Kátia Regina Martini; PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Avaliação do ensino: modelo de análise da série histórica de resultados. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2517. Acesso em: 22 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos