Avaliação da formação de enfermeiros: o reflexo dos métodos de ensino-aprendizagem e pressupostos curriculares na prática profissional

Autores

  • Anete Maria Francisco
  • Maria Cristina Guimarães da Costa
  • Cássia Galli Hamamoto Hamamoto
  • Maria de Lourdes Marmorato Botta Hafner

Resumo

Pesquisa de egressos de graduação em Enfermagem, com abordagem quanti-qualitativa, cujo objetivo foi possibilitar o seu acompanhamento em relação à inserção no mercado de trabalho, continuidade de sua formação, além de contribuir para a reflexão sobre as relações entre teoria e prática e entre o mundo acadêmico e o mundo do trabalho, subsidiando a avaliação da formação acadêmica. Os sujeitos foram os egressos dos anos de 2007 a 2010 de um Curso de Enfermagem.  O instrumento de coleta de dados foi um questionário sobre aspectos socioeconômicos, atuação e avaliação do curso e uma narrativa com aspectos de sua formação e vivência profissional. A análise quantitativa foi a partir de frequências absolutas e porcentagens e as narrativas, a partir do método de interpretação de sentidos. Como resultado, obtiveram-se respostas de 32% dos egressos, sendo que a maioria está inserida no mercado de trabalho, com alta empregabilidade na área e em serviços públicos, distribuídos igualmente na atenção primária e terciária, tendo cursado ou estando cursando uma pós-graduação. Observou-se que os pressupostos curriculares estão presentes no cotidiano dos egressos e que os métodos ativos de ensino-aprendizagem favorecem seu desenvolvimento profissional. Apontaram-se, como fragilidades, a dificuldade de lidar com a proposta do curso em formar profissionais comprometidos com o SUS, a adaptação às metodologias de ensino empregadas, a deficiência do aprendizado de procedimentos e pouco estímulo à pesquisa. Há necessidade de planejamento de estratégias para superá-las e, assim, reafirmar o compromisso com a formação profissional e a qualidade de vida da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-07-2016

Como Citar

FRANCISCO, Anete Maria; COSTA, Maria Cristina Guimarães da; HAMAMOTO, Cássia Galli Hamamoto; HAFNER, Maria de Lourdes Marmorato Botta. Avaliação da formação de enfermeiros: o reflexo dos métodos de ensino-aprendizagem e pressupostos curriculares na prática profissional. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, 2016. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2603. Acesso em: 23 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos