Fraude em avaliações no ensino superior do Brasil: aproximações com uma pesquisa de Portugal
Resumo
A prática da fraude em avaliações (cola, pesca, fila, no Brasil; copianço, em Portugal) tem aumentado em todo o mundo (ECKSTEIN, 2003). Além de contemplar uma dimensão ética que merece reflexão, ela pode trazer implicações significativas para a qualidade da formação acadêmica dos estudantes e, consequentemente, comprometer a formação profissional. O problema tratado neste artigo é a fraude em avaliações no Brasil e em Portugal. O objetivo é apresentar e analisar resultados de pesquisas realizadas nas IES desses países. A pesquisa bibliográfica fornece suporte para a análise de dados coletados por meio de entrevistas e questionários aplicados a estudantes. A análise e a interpretação dos resultados revelam, além da ampla permanência desta prática nas universidades brasileiras, dentre outros aspectos, diferentes motivações para prática da fraude, as quais não impedem a consideração, por parte daqueles que a praticam, como sendo ruim ou censurável.Downloads
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Publicado
11-11-2016
Como Citar
PIMENTA, Maria Alzira de Almeida; PIMENTA, Sônia de Almeida. Fraude em avaliações no ensino superior do Brasil: aproximações com uma pesquisa de Portugal. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 3, 2016. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/2778. Acesso em: 16 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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