AS COMISSÕES PRÓPRIAS DE AVALIAÇÃO FRENTE AO PROCESSO DE REGULAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO

Autores

  • Breno Pádua Brandão Carneiro Universidade do Estado da Bahia
  • Ivan Luiz Novaes Universidade do Estado da Bahia

Resumo

Este artigo visa apresentar os principais resultados obtidos a partir da pesquisa realizada entre as Comissões Próprias de Avaliação das Instituições de Ensino Superior privadas em Salvador- Bahia. A pesquisa destinou-se à análise da percepção dos coordenadores de Comissões Próprias de Avaliação acerca da participação e da avaliação no processo de regulação requerido pelo Sistema Nacional de Avaliação. Para tanto, exploramos leis, decretos, portarias, etc. – relativos ao ensino superior, bem como procedemos à revisão bibliográfica sobre o tema, enfatizando os conceitos de regulação, participação e avaliação. Utilizamos um instrumento de coleta de dados a partir da elaboração de um questionário, cuja base referencial teórico-metodológico contempla e demarca conceitualmente o objeto de investigação. Por fim, analisamos as informações coletadas, com o intuito de identificar e correlacionar as principais dimensões – participação e avaliação – constantes do quadro teórico.

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Publicado

05-07-2010

Como Citar

CARNEIRO, Breno Pádua Brandão; NOVAES, Ivan Luiz. AS COMISSÕES PRÓPRIAS DE AVALIAÇÃO FRENTE AO PROCESSO DE REGULAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 13, n. 3, 2010. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/278. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos