UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O CASO DAS UNIVERSIDADESCOMUNITÁRIAS GAÚCHAS
Resumo
A década de 1980 marcou uma série de transformações na educação superior, dando início aos debates sobre um novo modelo de instituição de educação superior – a universidade comunitária – e, também, de uma cultura avaliativa em nosso país. Nas décadas seguintes, esse modelo de instituição buscou seu fortalecimento no país, mostrando suas características primordiais e suas diferenças em relação àquelas mantidas pelo poder público e, também, àquelas instituições estritamente privadas. Essas Instituições se desenvolveram em várias regiões, com ênfase no sul do país, onde criaram o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – COMUNG. As Instituições participantes desse consórcio, dentre outras atividades, desenvolveram um mecanismo próprio de avaliação, que se preocupou com o (re)pensar de suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. O objetivo desta pesquisa será buscar respostas ao entendimento da avaliação institucional pelas Universidades Comunitárias gaúchas e verificar como a questão da esponsabilidade social se insere em seu processo de avaliação. Também, objetivará estudar os processos históricos e as necessidades de adaptações que se fizeram necessárias quando da criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.Downloads
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Publicado
05-07-2010
Como Citar
BUNHI PINTO, Rafael Ângelo. UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O CASO DAS UNIVERSIDADESCOMUNITÁRIAS GAÚCHAS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 14, n. 1, 2010. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/303. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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