ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DAS POLÍTICAS DE ACREDITAÇÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DA COLÔMBIA:INTERFACES COM O BRASIL

Autores

  • Vicente de Paula Almeida Júnior Universidade de Sorocaba
  • Afrânio Mendes Catani Universidade de São Paulo

Resumo

Apresentamos, neste artigo, algumas características das políticas de acreditação e de avaliação da educação superior da Colômbia e as suas interfaces com o Brasil. Nosso intuito geral é o de contribuir para o debate referente à reflexão sobre o papel dessas políticas no desenvolvimento dos sistemas de educação superior na região. Especificamente, nos propomos a levantar, comparando com a realidade brasileira, alguns pontos relevantes da Colômbia em relação às múltiplas complexidades nas quais estão inscritos, na atualidade, os temas da acreditação e da avaliação. De modo geral, segundo os estudos parcialmente construídos aqui, os mecanismos de acreditação e avaliação estão na lista de prioridades da agenda governamental e acadêmica tanto na Colômbia quanto no Brasil. Nesse quadro, eles representam o esforço de cooperação internacional na região, porém com dupla finalidade e não isento de contradições: de um lado, para defender os interesses nacionais, dando ênfase na educação superior como bem público sujeito às ações e estratégias do Estado e não do mercado e, de outro, para ampliar a mobilidade estudantil e docente num quadro crescente de mudanças sociais, econômicas e culturais, garantindo e assegurando a qualidade da formação educacional e científica das pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-07-06

Como Citar

ALMEIDA JÚNIOR, V. de P.; CATANI, A. M. ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DAS POLÍTICAS DE ACREDITAÇÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DA COLÔMBIA:INTERFACES COM O BRASIL. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 14, n. 3, 2010. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/320. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>