O SISTEMA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR MUNDIAL:ENTRE A INTERNACIONALIZAÇÃO ATIVA E PASSIVA

Autores

  • Manolita Correia Lima Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Carolina Machado Saraiva de Albuquerque Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Levando em conta as especificidades que singularizam a internacionalização da educação, o objetivo deste texto reside em definir o conceito de internacionalização ativa e passiva no universo da Educação para em seguida aplicá-lo no aprofundamento de questões pertinentes à mobilidade estudantil. Inicialmente discutir-se-á a mobilidade no âmbito mundial, levando em conta dados relativos aos principais países receptores e emissores de estudantes, e finalmente situar-se-á o fenômeno entre os países latino-americanos. A discussão permitirá argumentar que, limitada a poucos países, a internacionalização ativa se presta a criar condições favoráveis à emergência de uma internacionalização hegemônica (DALE, 2004; e outros). Tais condições contribuem para o agravamento do que Boaventura de Sousa Santos (2002), António Teodoro (2003) e Roger Dale (2004) nomeiam de globalização hegemônica. Neste contexto, os desequilíbrios regionais se alargam na medida em que há flagrante descompasso entre os ativos conquistados nos países centrais e periféricos. As fontes de materiais explorados na fundamentação das idéias serão de caráter bibliográfico e documental. A pesquisa documental se valerá, predominantemente, de relatórios de pesquisas realizadas em âmbito mundial, com o suporte de organismos multilaterais – Institut de Statistique (UNESCO, 2007, 2006, 2005, 2004, 2003); International Institute for Education (OCDE, 2007; 2006a; 2006b; 2005; 2004); Centre pour la Recherche et l’Innovation dans l’Enseignement (OCDE, 2004); Banque Mondial/OCDE (2004; 2005); Associação Internacional de Universidades (UNESCO, 2003). Os dados selecionados serão interpretados com o suporte de diversificado referencial teórico.

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Publicado

2010-07-06

Como Citar

LIMA, M. C.; DE ALBUQUERQUE, C. M. S. O SISTEMA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR MUNDIAL:ENTRE A INTERNACIONALIZAÇÃO ATIVA E PASSIVA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 14, n. 3, 2010. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/321. Acesso em: 5 fev. 2023.

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