Rankings acadêmicos na educação superior:

tendências da literatura ibero-americana

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Resumo

Apresenta-se o estado da questão sobre os rankings acadêmicos à luz da literatura ibero-americana. A partir de pesquisa bibliográfica, sistematizaram-se informações em duas categorias: estudos teóricos conceituais, referenciados nos paradigmas do conflito e do consenso, e estudos de referenciais empíricos, dividido em rankingsglobais, regionais e nacionais. Evidenciam-se, após 2010, predominância de estudos empíricos sobre a performatividade institucional e retração de estudos críticos ao ranqueamento.

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Publicado

09-01-2019

Como Citar

CALDERÓN, Adolfo Ignacio; FRANÇA, Carlos Marshal. Rankings acadêmicos na educação superior:: tendências da literatura ibero-americana. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 2, 2019. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3484. Acesso em: 5 nov. 2024.

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Artigos