Contribuições e limitações do estágio pedagógico voluntário (EPV) para a formação de professores do curso de administração

Autores

Resumo

Este estudo apresenta uma reflexão sobre a formação de professores da Graduação em Administração da Universidade Estadual do Centro-Oeste, no estado do Paraná. Sabe-se que a educação é influenciada por diversas mudanças que estão ocorrendo, exigindo do professor universitário o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de novas técnicas e competências didático-pedagógicos. Nesse sentido, o objetivo principal deste estudo consiste em analisar as contribuições e limitações do Estágio Pedagógico Voluntário para a formação de professores no ensino superior dos egressos do curso de Bacharelado em Administração. O método de pesquisa utilizado foi estudo de caso único, pesquisa descritiva, com ênfase na pesquisa qualitativa; a coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa documental e entrevista individual com ex-estagiários do programa EPV. Os resultados apontaram que o EPV contribui para o aprofundamento do conhecimento e aplicação dos conteúdos, possibilitando uma visão geral do aprendizado e da experiência como professor na sala de aula; no entanto, as limitações do EPV estão intimamente relacionadas com a própria falta de reflexões dessa prática educativa e a falta da concepção pedagógica do papel do educador. Conclui-se que o EPV, apesar de ser um programa que contribui para o desenvolvimento técnico dos egressos de Administração, apresenta ainda limitações voltadas para a formação didática e pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09-01-2019

Como Citar

SIERDOVSKI, Márcia; STEFANO, Sílvio Roberto; ZAMPIER, Marcia Aparecida; CAMPOS, Elaine Aparecida Regiani de. Contribuições e limitações do estágio pedagógico voluntário (EPV) para a formação de professores do curso de administração. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 2, 2019. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3488. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos