Normose Acadêmica

como superar a ‘doença da normalidade’ na Universidade

Autores

Resumo

No presente artigo me proponho a discutir o que entendo ser uma doença da academia atual, que denominei de Normose Acadêmica. Nele defino-a como o adoecimento do sistema de produção de conhecimento e formação acadêmica que conduz à burocratização da produção e inibe a atividade intelectual criativa, levando a uma improdutiva normalização da produção científica. No artigo tento desvendar a extensão, implicações e causas da Normose, discuto as razões de sua persistência e levanto propostas para a mitigação de seus danos e possível cura. Concluo afirmando a necessidade de fomentar a discussão para que se encontrem caminhos que nos ofereçam uma vida acadêmica mais realizadora e com melhor uso dos recursos e espaços públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-09-19

Como Citar

SOUZA, R. S. de. Normose Acadêmica: como superar a ‘doença da normalidade’ na Universidade. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 24, n. 2, 2019. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3722. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos